29 de março de 2024
  • :
  • :

José Ronaldo diz que governador do PT está mal informado

José Ronaldo diz que governador do PT está mal informado

O pré-candidato ao governo do estado pelo Democratas, José Ronaldo, acusou o governador Rui Costa de estar desinformado quando alega o não funcionamento do Samu regional e que o Estado tem mais alunos matriculados no ensino fundamental que o município de Feira de Santana. As informações foram veiculadas durante entrevista concedida por Rui Costa à Rádio Metrópole.

Segundo o ex-prefeito de Feira de Santana, o governador do PT age de má fé ao alegar que a cidade, a maior da região, teria se negado a assumir a coordenação do Serviço de Atendimento Médico de urgência. “O Samu de Feira de Santana iniciou suas atividades em setembro de 2004. O serviço sempre foi um desejo da região, mas algumas prefeituras não aderiram alegando falta de recursos. Apenas Irará e Conceição do Jacuípe implementaram o sistema juntamente com Feira”.

José Ronaldo afirmou que os demais municípios não aderiram ao processo de regionalização por “questões de financiamento inerentes a cada Base descentralizada”. “Feira de Santana, como sede do Samu regional com a Central de Regulação de Urgência, sempre articulou esse processo e mantém diálogo contínuo com gestores e equipe técnica regional na perspectiva de orientar e ampliar a regionalização das urgências na microrregional. O que se observa é a falta de escrúpulos do governador ao querer desvirtuar a informação. Não se pode aceitar isso de um gestor público”.

Educação – O ex-prefeito de Feira rebateu também a declaração do governador do PT com relação ao número de alunos inscritos no Ensino Fundamental em Salvador e Feira de Santana. “Rui do PT quer insinuar que o governo tem mais alunos matriculados, como se fosse uma disputa entre governo e prefeitura. A assessoria dele sabe muito bem que historicamente, há mais de 40 anos, o governo estadual mantém em vários municípios da Bahia parte do ensino fundamental II”.

Para José Ronaldo, o governo do PT quer encontrar falhas onde não é possível. “Não existe rivalidade nisso. Ao contrário, o estado recebe recursos do Fundeb para esse propósito. É muito importante que ambos invistam na educação. Feira sempre investiu bem acima do mínimo exigido pela Constituição. O estado tem que cumprir suas obrigações construindo escolas. No atual governo praticamente não houve construção de novas escolas. Ao longo do tempo, muitas vagas foram sendo municipalizadas. O que o governo do PT quer é tentar achar alguma brecha para criticar. Ficou feio, governador”.

A Secretaria da Saúde de Irará também se posicionou e divulgou a seguinte nota: “A base descentralizada do Samu de Irará foi inaugurada em Setembro de 2016, funcionando com uma USB e desde então conta com o município Feira de Santana como base regional. A portaria de habilitação do serviço em Irará foi publicada em 16 de Novembro de 2017. De Setembro de 2016 até hoje, nunca houve descontinuidade dos serviços prestados pela base regional de Feira de Santana”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *