28 de março de 2024
  • :
  • :

Trump e Putin têm encontro na Finlândia

Trump e Putin têm encontro na Finlândia

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, deram início a um encontro em Helsinque, na Finlândia, nesta segunda-feira (16). A conversa dos dois líderes no Salão Gótico do Palácio Presidencial, que começou com atraso, terá como testemunhas apenas seus intérpretes.

Antes do início da conversa privada, Putin afirmou diante dos jornalistas que é hora de falar sobre as relações entre Rússia e Estados Unidos, além de questões internacionais. Trump começou sua intervenção elogiando a Copa do Mundo e o desempenho da seleção russa na competição, que terminou no domingo (15). O americano disse esperar conseguir estabelecer uma boa relação com o mandatário russo. Para Trump, entender-se bem com a Rússia é “uma boa coisa”.

O encontro deve durar uma hora e meia. Em seguida, os presidentes serão acompanhados por um grupo em um almoço de trabalho no Salão de Espelhos.

Enquanto Trump estiver com Putin, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, participa de uma reunião com o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

Putin e Trump darão uma entrevista coletiva, prevista inicialmente para as 16h50 (10h50 em Brasília), mas não devem divulgar um documento conjunto, como adiantou um porta-voz do Kremlin na sexta-feira.

Pauta – Além das sempre conturbadas relações entre EUA e Rússia, outros assuntos devem tornar a pauta ainda mais delicada: os países combatem em lados opostos na Síria, a questão da anexação da Crimeia pela Rússia e a crise diplomática provocada pelo envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido este ano.

Trump já afirmou que voltará a questionar Putin sobre a questão das eleições presidenciais americanas em 2016, embora admita que o russo jamais confessaria um possível envolvimento, se fosse o caso. Segundo o Kremlin, o desarmamento nuclear global deve ser o tema-chave da reunião.

O presidente russo só chegou a Helsinque nesta manhã, pois no domingo (15) ainda celebrava a final da Copa do Mundo em seu país.

Antes do encontro com Putin, Trump se encontrou com o presidente finlandês, Sauli Niinistö. O presidente americano voltou a falar da reunião da Otan, da qual participou em Bruxelas, na semana passada. “A Otan nunca foi tão forte, a Otan nunca esteve tão unida. Foi um pouco complicado no início, mas finalmente surgiu o amor”, declarou Trump.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *