29 de março de 2024
  • :
  • :

Temer se encontra com parentes de velejadores brasileiros presos em Cabo Verde

Temer se encontra com parentes de velejadores brasileiros presos em Cabo Verde

Antes de retornar de viagem internacional a Cabo Verde, o presidente Michel Temer se encontrou nesta quarta-feira (18) com familiares de três brasileiros presos no país localizado na costa africana, acusados de tráfico de drogas.

Temer viajou na terça à Ilha do Sal, em Cabo Verde, para participar da 12ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – a chegada do presidente a Brasília estava prevista para a noite desta quarta. Antes de embarcar, Temer esteve com os familiares dos brasileiros.

Daniel Dantas, Rodrigo Dantas e Daniel Guerra estão presos há sete meses na cidade de Mindelo, na ilha de São Vicente, juntamente com um francês que comandava o veleiro no qual eles chegaram a Cabo Verde.

Uma tonelada de cocaína foi encontrada na embarcação. Os tripulantes embarcaram em Salvador . Uma semana depois, zarparam do porto de Natal, no Rio Grande do Norte.

Para o Ministério Público de Cabo Verde, a droga teria sido embarcada depois que o veleiro deixou Natal, no meio do Oceano Atlântico, segundo informou reportagem do programa Fantástico.

No Brasil, a Polícia Federal investigou o caso e concluiu que a cocaína foi embarcada em Guarapari, no litoral do Espírito Santo. Quando os tripulantes entraram na embarcação, a carga já estaria escondida no porão.

O trio de brasileiros foi considerado inocente pela Polícia Federal do Brasil, mas a Justiça de Cabo Verde não aceitou a investigação brasileira e, em março deste ano, condenou os três a 10 anos de prisão cada.

As situações dos três brasileiros foi abordada por Temer na terça, durante reunião com o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

Segundo Temer, o caso preocupa e o governo tem “o dever de patrocinar a defesa desses brasileiros”.

“O presidente (Jorge Carlos Fonseca) disse que tem os melhores desejos quanto a isso, desejo que se faça justiça”, afirmou Temer a jornalistas, depois da audiência.

Conferência CPLP – Temer esteve nesta terça e quarta em Cabo Verde, que recebeu a conferência da CPLP. Conforme a assessoria do Palácio do Planalto, Temer tem previsão de chegar à noite em Brasília.

Nesta quarta, Temer participou de reunião e de sessão plenária que reuniu os chefes de Estado e de governo dos países da comunidade. Nos encontros, foram discutidos temas como alimentação, agricultura e desenvolvimento sustentável.

Durante a conferência, Temer passou a presidência temporária da comunidade para Cabo Verde, que vai conduzir o grupo pelos próximos dois anos.

A CPLP foi criada em 1996 e reúne Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *