25 de abril de 2024
  • :
  • :

Movimento que pede renovação na OAB-BA fará encontro em Salvador

Movimento que pede renovação na OAB-BA fará encontro em Salvador

Lançado em maio deste ano por advogados e advogadas militantes preocupados com os rumos da advocacia baiana, o Movimento Renova OAB realizará um encontro em Salvador, no próximo dia 24 de julho, às 19h. O objetivo será debater ideias e propostas de profissionais independentes que estão incomodados com omissões históricas da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA).

O encontro ocorrerá no edifício Lena Empresarial, na avenida professor Magalhães Neto. Esta será a segunda reunião oficial do Renova OAB. O lançamento do movimento ocorreu no último 16 de maio. Em seguida, houve um encontro em Feira de Santana, quando os integrantes do movimento ouviram de representantes da cidade relatos da situação da advocacia na região e as principais demandas existentes.

Criado por mais de 300 advogados e advogadas, o movimento que busca pensar conjuntamente a situação da advocacia no estado e seus principais desafios não está construído em torno de uma pessoa. É um movimento plural formado por profissionais de diferentes ramos de atuação do Direito e representantes da advocacia jovem, feminina, do interior, entre outros segmentos.

Participarão do evento nomes como o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), advogado criminalista e doutor em Direito Penal Gamil Föppel, o também advogado criminalista e professor da Universidade Católica do Salvador (Ucsal) Daniel Keller, e as advogadas Laila Hage, que atua na área Cível, e Aline Batista, que atua na área Administrativa, o advogado criminalista e doutor em Direito Penal Yuri Carneiro, entre outros.

Para a advogada Aline Batista, que atua no ramo do Direito Administrativo, o Movimento Renova OAB traduz o sentimento de muitos advogados e advogadas da Bahia e do Brasil. Ela considera que, no cenário atual, há uma precarização da prestação de serviços.

“Após uma série de reuniões, começamos a discutir quais eram os desafios e os novos caminhos para melhorar a condição da própria advocacia. Precisamos de uma mudança de conceitos. Não podemos manter uma negligência como vem acontecendo ao longo dos anos aqui na Bahia especificamente em relação a essa necessidade de mudança. Os advogados da atualidade encontram cada vez mais obstáculos para entrar e se firmar no mercado”, frisa a advogada.

O professor da Ufba e advogado criminalista Gamil Föppel ressalta a importância do movimento. “O Renova OAB começou de forma espontânea, criado por advogados militantes insatisfeitos com as omissões da OAB-BA. Um dos objetivos principais é propor melhorias para a classe e, nestes encontros, podemos traçar um panorama da situação atual e quais são as principais demandas”, afirma Föppel.

“A advocacia, principalmente na Bahia, vem sendo reiteradamente desrespeitada. Acho que o pior é não ter nossas prerrogativas respeitadas. Quando isso acontece, não é só ele que perde, mas toda a sociedade porque é o profissional que está ali defendendo o interesse do cidadão. A principal meta do movimento é, a partir de uma nova roupagem, trazer isso de volta para o advogado baiano”, acrescenta a advogada Laila Hage, que atua na área Cível.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *