19 de abril de 2024
  • :
  • :

Prefeitura de Salvador conclui o georreferenciamento do Centro Histórico

Prefeitura de Salvador conclui o georreferenciamento do Centro Histórico

A Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) anunciou nesta terça-feira (24), durante a realização da 3ª Oficina “O Centro Antigo uma Área de Proteção Cultural e Paisagística”, a conclusão da base de dados georreferenciados sobre imoveis tombados em Salvador, que reúne informações da Prefeitura, IPAC e IPHAN, que darão suporte a avaliação de projeto de intervenção e a regulamentação da APCP (Área de Proteção Cultural e Paisagística) do Centro Antigo de Salvador.

Denominada Patrimônio Histórico, a plataforma é um dos primeiros resultados da articulação interinstitucional promovida pela FMLF, que agrega as esferas municipal, estadual e federal com o objetivo de construir coletivamente instrumentos que possam subsidiar a reabilitação do Centro Antigo de Salvador. A base de dados é um produto do Salvador Dados, Sistema de Informações Municipal que está sob responsabilidade da FMLF.

“Isso representa um grande avanço porque, a partir dessa base única de informações, passamos a ter uma leitura ampla da atuação de todos os entes, nas últimas três décadas, pelo menos”, observa Tânia Scofield, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira. Na prática, a sistematização das informações em uma plataforma unificada demonstra como os componentes técnicos estão se aprimorando para consolidar as ações institucionais.

Outro assunto discutido na oficina e que já apresenta resultados avançados é a metodologia para avaliação da área de vizinhança dos bens tombados. “São ações práticas que visam recuperar o tecido urbano do Centro Antigo, acenando com a retomada de ações de investimento não só voltados para a preservação, mas para a sustentabilidade”, pontua a presidente da FMLF.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *