25 de abril de 2024
  • :
  • :

Coronel participa de missa em homenagem a São Cristóvão

Coronel participa de missa em homenagem a São Cristóvão

No dia dedicado a São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Angelo Coronel, acompanhado de sua esposa e presidente do Instituto Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel, e do superintendente de RH da ALBA, Francisco Raposo, comandou nesta quarta-feira (25) a romaria que levou todos os 64 profissionais do volante do Legislativo à missa celebrada pelo padre Manoel Filho na Igreja da Ascensão do Senhor, localizada no Centro Administrativo.

“Estou padecendo de uma virose, mas fiz questão de vir à missa. Primeiro, para agradecer. Depois, para exaltar essa categoria de trabalhadores que merece ser valorizada e dignificada. Os motoristas, além de realizarem o trabalho essencial de movimentar pessoas e mercadorias, para muitos – idosos, crianças e enfermos – garante o sagrado direito constitucional de ir e vir. Nas cidades ou na estrada, é uma categoria que honra a todos”, destacou Coronel.

Católico, Angelo Coronel explica o simbolismo de São Cristóvão como padroeiro dos motoristas. “Cristóvão significa ‘aquele que carrega Cristo’. Se foi o responsável por transportar o Salvador, imagine a responsabilidade que tem em transportar vidas, em fazer com que cheguemos mais longe. Temos mesmo é que enaltecer o valor da profissão, porque ela é fundamental em nossas vidas. A recente paralisação dos caminhoneiros mostrou isso: sem o trabalho deles, o Brasil praticamente parou”, diz Angelo Coronel.

A missa na Igreja da Ascensão do Senhor contou com a presença de todo o corpo funcional do setor de Transporte da ALBA. Há 25 anos na coordenação do setor, Nilton Viana, mecânico de profissão, disse que a Missa dos Motoristas, que acontece anualmente no dia dedicado a São Cristóvão, é um instante de agradecer a Deus e festejar com os colegas. “Nesse período todo, nunca perdemos um profissional por acidente. Então, temos motivos de sobra para celebrar sempre. Eu costumo dizer que a gente só dirige, mas quem conduz é Deus”, diz Viana.

Limpeza – Depois da Missa dos Motoristas, Angelo Coronel foi recebido pela diretoria do Sindlimp, com a presença do vereador Luiz Carlos Suíca, na sede do sindicato, na Sete Portas. Na pauta de reivindicações dos profissionais de limpeza, entregue ao presidente da ALBA, está a instituição do Dia Estadual do Gari.

“Essa reivindicação já atendi de pronto. Vou apresentar na ALBA um Projeto de Lei instituindo, no dia 16 de Maio, o Dia Estadual do Gari. Já existe a celebração municipal, em Salvador e algumas outras cidades, mas os trabalhadores da limpeza estão em toda a Bahia. É simbólico, mas é uma forma de valorizar coletores, varredores, motoristas e recicladores. É gente que cuida não só da limpeza de nossas cidades, mas, principalmente, cuida também de nossa saúde”, destacou Coronel.

“Os trabalhadores da limpeza representam uma categoria que muitas vezes é invisível. A busca do Sindlimp, por melhores condições de trabalho e por melhores salários, é também pela valorização destes companheiros, para que eles sejam considerados profissionais fundamentais. Apesar dos avanços alcançados, muito ainda precisa ser melhorado para os garis em toda a Bahia. Em vários municípios do interior do Estado, principalmente os de menor estrutura, a profissão ainda é vista de uma forma absolutamente desrespeitosa. Esse compromisso assumido pelo presidente Angelo Coronel, com a nossa categoria, tem um valor muito grande pra gente”, elogia Suíca.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *