O governo federal vai vender a Companhia de Energia do Piauà (Cepisa) em leilão marcado para as 10h desta quinta-feira (26) na sede da B3 (antiga BM&F Bovespa), em São Paulo.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), se a Cepisa for vendida, os consumidores do estado deverão ter redução de, pelo menos, 5,22% na tarifa de energia. A queda poderá chegar a 8,52%, conforme o deságio (entenda mais abaixo).
Ao todo, serão privatizadas seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras. Além da Cepisa, ainda serão vendidas: Amazonas Distribuidora de Energia; Boa Vista Energia; Centrais Elétricas de Rondônia; Companhia de Eletricidade do Acre; e a Companhia Energética de Alagoas.
O edital do leilão prevê que vence quem ofertar o maior desconto na tarifa de energia (deságio); e o desconto terá como base o reajuste extraordinário de 8,52% concedido pela Aneel à Cepisa.
Por decisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o deságio mÃnimo deverá ser o equivalente a 61,31% do reajuste extraordinário, ou seja, 5,22%.
Se houver disputa no leilão e o deságio chegar a 100%, as empresas poderão ofertar outorga à União. Ou seja: vencerá o leilão quem ofertar, além do desconto de 100% no reajuste de 8,52%, o maior valor a ser pago para a União.
Na avaliação do mercado, a Cepisa uma das distribuidoras mais atrativas, apesar de também acumular dÃvidas e prejuÃzos.
De acordo com a Eletrobras, a empresa teve prejuÃzo de R$ 496 milhões em 2017 e de R$ 236,9 milhões, no primeiro trimestre de 2018.
O BNDES não divulgou detalhes sobre as propostas apresentadas para o leilão desta quinta-feira.