29 de abril de 2024
  • :
  • :

Governo leiloa Companhia de Energia do Piauí nesta quinta

Governo leiloa Companhia de Energia do Piauí nesta quinta

O governo federal vai vender a Companhia de Energia do Piauí (Cepisa) em leilão marcado para as 10h desta quinta-feira (26) na sede da B3 (antiga BM&F Bovespa), em São Paulo.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), se a Cepisa for vendida, os consumidores do estado deverão ter redução de, pelo menos, 5,22% na tarifa de energia. A queda poderá chegar a 8,52%, conforme o deságio (entenda mais abaixo).

Ao todo, serão privatizadas seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras. Além da Cepisa, ainda serão vendidas: Amazonas Distribuidora de Energia; Boa Vista Energia; Centrais Elétricas de Rondônia; Companhia de Eletricidade do Acre; e a Companhia Energética de Alagoas.

O edital do leilão prevê que vence quem ofertar o maior desconto na tarifa de energia (deságio); e o desconto terá como base o reajuste extraordinário de 8,52% concedido pela Aneel à Cepisa.

Por decisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o deságio mínimo deverá ser o equivalente a 61,31% do reajuste extraordinário, ou seja, 5,22%.

Se houver disputa no leilão e o deságio chegar a 100%, as empresas poderão ofertar outorga à União. Ou seja: vencerá o leilão quem ofertar, além do desconto de 100% no reajuste de 8,52%, o maior valor a ser pago para a União.

Na avaliação do mercado, a Cepisa uma das distribuidoras mais atrativas, apesar de também acumular dívidas e prejuízos.

De acordo com a Eletrobras, a empresa teve prejuízo de R$ 496 milhões em 2017 e de R$ 236,9 milhões, no primeiro trimestre de 2018.

O BNDES não divulgou detalhes sobre as propostas apresentadas para o leilão desta quinta-feira.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *