28 de abril de 2024
  • :
  • :

Lula e Bolsonaro lideram pesquisa de intenção de votos XP/Ipespe

Lula e Bolsonaro lideram pesquisa de intenção de votos XP/Ipespe

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a pesquisa de intenção de votos encomendada pela XP Investimentos ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), com 29%, seguido do pré-candidato Jair Bolsonaro (PSC) com o segundo lugar, com 19%, e a pré-candidata Marina Silva (Rede), que surge como segunda opção em cenários sem o petista.

Questionados sobre a possibilidade de o candidato favorito não participar das eleições em outubro, 12% dos eleitores citaram o nome de Marina Silva como alternativa. Em seguida, vem o pré-candidato Ciro Gomes (PDT), com 8% das intenções de voto. Neste cenário, 25% dos eleitores declararam que votariam em branco ou nulo e 24% não escolheriam nenhum dos candidatos.

No cenário com Lula, preso desde abril, os pré-candidatos Marina Silva, Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes aparecem tecnicamente empatados, com variação entre 6% e 9%. Sem o nome de Lula ou outro candidato do PT, Bolsonaro lidera com 22%, enquanto Marina Silva se destaca com 12% e Ciro Gomes aparece em terceiro lugar com 10% da intenção de votos. Neste quadro, o número de votos brancos ou nulos chega a 31%.

Em um cenário no qual o ex-presidente Lula é substituído por Fernando Haddad como candidato do PT, Bolsonaro assume a dianteira com 22% das intenções de voto, seguido por Marina Silva com 12% e Ciro Gomes, com 11%. Alckmin fica na quarta colocação com 8%. Os votos brancos ou nulos somam 28%.

Se Lula lidera a intenção de votos, ele também lidera o levantamento de rejeição, em que 61% dos entrevistados não votariam no ex-presidente. Em seguida, vem Ciro Gomes e Geraldo Alckmin, ambos com 59%. Os nomes de Fernando Haddad e Marina Silva aparecem com 58% e 57% de rejeição, respectivamente.

Jair Bolsonaro, por sua vez, aparece com 52%, enquanto o nome com menos rejeição é o de Álvaro Dias (48%).

Embora Lula lidere a corrida eleitoral nos cenários em que seu nome é cogitado, 50% dos eleitores ouvidos pela pesquisa opinam que são contra a prisão domiciliar do ex-presidente, enquanto 42% concordam com a medida. 8% não souberam responder sobre o assunto.

De acordo com a XP, foram realizadas mil entrevistas por telefone em todo o País entre 25 e 27 de junho. A pesquisa tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *