25 de abril de 2024
  • :
  • :

Romaria do Bom Jesus leva 550 mil pessoas ao Oeste da Bahia

Romaria do Bom Jesus leva 550 mil pessoas ao Oeste da Bahia

Conhecida como capital baiana da fé, Bom Jesus da Lapa recebe 550 mil romeiros durante a principal festa religiosa do município, iniciada dia 28 e que prossegue até segunda-feira (6). Hotéis e restaurantes estão entre os setores econômicos mais beneficiados com a chegada dos visitantes nos 10 dias da tradicional romaria do Bom Jesus, realizada há 327 anos.

O número estimado de romeiros é 10% maior do que em 2017, segundo o padre Devaldo Menez, reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa. Sozinha, a cidade recebe de 2,5 milhões de visitantes/ano atraídos pelo turismo religioso: praticamente a metade do fluxo turístico previsto pela Igreja Católica para toda a Bahia.

Dentre os principais mercados emissores de turistas para a cidade estão a própria Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. São destes estados os hóspedes que lotam, até a próxima quinta-feira (9), os 12 quartos da pousada Santa Rita, a 100 metros do santuário. “Não há mais vagas para os meses de setembro e outubro”, explicou a gerente Karla Farah.

No Palace Hotel, a taxa de ocupação também atingiu 100% no período da romaria do Bom Jesus. “Desta sexta (3) até terça-feira (7), nossos 21 apartamentos estarão ocupados e são poucas as vagas disponíveis para eventos dos próximos dois meses”, disse a gerente Maíla Ferreira.

A grande movimentação também se reflete no setor de alimentação. O fornecimento de almoço no restaurante Pikiras, por exemplo, chega a quadruplicar. “Normalmente, servimos almoço para 100 pessoas, mas com a romaria devemos aumentar para 400”, relata a funcionária Elma Silva, que também confirma o aumento da mão de obra: além dos sete funcionários fixos, cinco foram contratados temporariamente para suprir a demanda.

Bom Jesus da Lapa – Banhada pelo Rio São Francisco, a cidade fica a 780 quilômetros de Salvador e tem entre seus principais atrativos as sete capelas que compõem o santuário de Bom Jesus da Lapa e os prazerosos passeios de barco feitos no leito do principal rio do Nordeste brasileiro.

Desde a última sexta-feira (28), o santuário tem recebido romeiros que participam da novena com celebrações diárias, às 19h, presididas por padres e bispos da Bahia, Sergipe e Minas Gerais. O auge da festa se dá na segunda-feira (6), com vigília e procissão, às 17h. Este ano, a romaria homenageia os missionários católicos, que têm a atribuição de difundir os ensinamentos bíblicos.

Foto: Rita Barreto/GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *