20 de abril de 2024
  • :
  • :

Baleias jubarte são vistas em passeios de barco em Praia do Forte

Baleias jubarte são vistas em passeios de barco em Praia do Forte

A temporada de observação das baleias está aberta na Bahia entre os meses de agosto e outubro. Os animais que podem chegar a 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas na Praia do Forte, região turística do município de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador.

As baleias podem ser vistas de barco, com 100 metros de distancia. A decisão de chegar mais perto, pode ser feita pelas baleias. O Projeto Baleia Jubarte é responsável pela pesquisa e o monitoramento dos animais.

“Com certeza isso agrega um valor muito grande nela porque as pessoas conhecem e só preservam o que conhecem”, disse o coordenador do projeto, Enrico Marcovaldi.

O passeio para ver as baleias atrai turistas e baianos que ficam na esperança de presenciar de perto os animais. O trajeto é sempre acompanhado por um biólogo, que serve de guia durante o passeio.

“Primeira coisa que a gente tenta ver quando ela vem respirar é o burrifo, ela vai fazer aquela cortina de vapor d’água, é o primeiro sinal. Ou algum outro comportamento aéreo, um salto, um splash quando ela cai. Qualquer movimentação na água é onde a gente está indo na direção”, contou o biólogo, Sérgio Cipolotti.

Foto: Reprodução TV Bahia




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *