24 de abril de 2024
  • :
  • :

Superintendente da PRF recebe Título de Cidadão de Salvador

Superintendente da PRF recebe Título de Cidadão de Salvador

Em sessão solene na noite desta segunda-feira (6), o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal na Bahia, Virgílio de Paula Tourinho, teve a cidadania soteropolitana reconhecida pela Câmara Municipal. A iniciativa foi do vereador Paulo Câmara (PSDB), que justificou a honraria pela administração “estratégica, participativa e democrática da PRF, o que qualificou a segurança para os cidadãos e a sociedade como um todo”.

Natural do município baiano de Jequié, o inspetor ingressou na PRF em 1994, aos 26 anos. Segundo Paulo Câmara, a concessão da honraria foi um dever de justiça à trajetória de 24 anos de dedicação ao serviço público, “pautada pela proteção à vida e ordenamento da sociedade em nosso estado, inclusive Salvador, em 24 anos de dedicação ao serviço público”.

A carreira do inspetor Tourinho, como frisou o vereador no discurso de entrega do Título de Cidadão de Salvador, desmonta o rótulo preconceituoso de que servidor público não trabalha como os demais trabalhadores. Entre os cargos de destaque que o atual superintendente ocupou, Paulo Câmara citou os anos de atuação no Núcleo de Operações Especiais, quando “enfrentou a criminalidade através do combate ao tráfico de drogas, assalto a ônibus, roubo de cargas, crimes contra o patrimônio e à vida”.

Na chefia da Seção de Policiamento e Fiscalização implantou a cultura de planejamento operacional, destacando-se a Operação Corcel Negro, de combate ao esquema criminoso de produção e transporte irregular de carvão vegetal, uso de notas fiscais e documentos falsos, em parceria com o Ministério Público do Estado, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Secretaria de Segurança Pública. “Megaoperação que teve resultados significativos para a sociedade baiana”, frisou.

Agradecimento – Emocionado pela homenagem ter coincidido com o dia do aniversário do pai Virgílio de Paula Tourinho Filho, já falecido e também policial, o superintendente da PRF se disse honrado com a cidadania da capital baiana e agradeceu aos 43 vereadores pela aprovação do Título por unanimidade. “A vaidade não me sustenta, apenas me estimula a seguir trabalhando”, disse ele, compartilhando a condecoração com todos os integrantes da corporação.

“Todo policial é um agente de transformação social, um promotor dos direitos humanos”, enfatizou o inspetor Tourinho, frisando que quem não compreender esse papel precisa repensar a atuação profissional.

Compuseram a mesa da sessão, ainda, o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Ramos Peixoto, representando o vice-governador João Leão; os deputados federais Benito Gama e Cacá Leão; o coronel Anselmo Brandão, comandante da Polícia Militar da Bahia; o secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Luís Carlos Carneiro Filho; o promotor de justiça Marcos Pontes, representando a procuradora-geral de Justiça do MPE-Ba, Ediene Lousado; e o presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais da Bahia, Fábio Serravale Franco.

O inspetor Tourinho foi conduzido ao Plenário Cosme de Farias pelo vereador Carlos Muniz (Podemos), que presidiu a sessão durante o discurso de Paulo Câmara, e pelo vereador licenciado Geraldo Júnior, secretário municipal do Trabalho, Esporte e Lazer. Para o ato de entrega da honraria o vereador convidou à mesa a mulher do homenageado, Sheily, e a mãe, Vera Lúcia Tourinho. A carreira do inspetor da PRF foi resumida em um vídeo, que o emocionou durante a exibição. A cantora Luana Matos se apresentou no evento.

Foto: Valdemiro Lopes/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *