25 de abril de 2024
  • :
  • :

Avião da Espanha dispara míssil por acidente na Estônia

Avião da Espanha dispara míssil por acidente na Estônia

Um avião militar da Espanha disparou acidentalmente um míssil enquanto voava no espaço aéreo da Estônia, no leste europeu, nesta terça-feira (7). Os dois países fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e, por isso, é normal que militares de ambas as nações façam exercícios militares conjuntos.

Segundo a emissora norte-americana CNN, o avião espanhol que disparou o míssil ar-ar era do modelo Eurofighter Typhoon 2000.

Por causa do incidente, o primeiro-ministro estoniano, Jüri Ratas, telefonou ao secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, para “levar o caso a sério e identificar rapidamente as circunstâncias”. Pelo Facebook, o premiê da Estônia classificou o episódio como “extremamente lamentável” e pediu que cidadãos ligassem para a Força Aérea caso percebessem foguetes no espaço aéreo.

“Graças a Deus, até onde sabemos, ninguém se machucou com o incidente”, disse Ratas.

O premiê estoniano, porém, disse que as missões da Otan no espaço aéreo do país são “muito importantes e necessárias para a segurança do país”.

A Estônia, à margem do Mar Báltico, pertenceu à antiga União Soviética. Em 2004, o país passou a integrar a Otan, aliança que se opunha aos soviéticos durante a Guerra Fria. Politicamente, a Estônia — assim como os demais países da organização — rivaliza com a Rússia de Vladimir Putin.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *