20 de abril de 2024
  • :
  • :

Câmara de Salvador promove sessão especial pelos 30 anos da Unegro

Câmara de Salvador promove sessão especial pelos 30 anos da Unegro

Em comemoração aos 30 anos da Unegro (União de Negros pela Igualdade), a Câmara Municipal de Salvador promove, nesta quarta-feira (8), às 18h, sessão especial requerida pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), no Plenário Cosme de Farias. O objetivo, segundo Sílvio, é celebrar a atuação da entidade na construção de uma sociedade brasileira mais justa e igualitária.

“Trata-se de um reconhecimento à trajetória exitosa de uma organização que, ao longo de três décadas, vem lutando pelo enfrentamento ao racismo e ao sexismo”, afirma o vereador.

Comprometida com a garantia dos direitos da juventude, da população LGBT, das mulheres e da população negra em geral, a Unegro Nacional é presidida pela socióloga Ângela Guimarães. Ela destaca a importância de continuar o legado dessas três décadas, “lutando por uma sociedade com justiça social, equidade e livre da exploração de classes”.

Para a celebração, foram convidadas a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis; a secretária Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB, Olívia Santana, uma das fundadoras da instituição; a ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Vilma Reis; a presidente da Unegro Bahia, Sirlene Assis; além dos presidentes da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD) e do Bloco Afro Olodum, Lígia Margarida e João Jorge Rodrigues, e do Padre Lázaro, da Arquidiocese da Bahia.

Unegro – A União de Negros pela Igualdade combate o racismo, há 30 anos, participando de forma ativa dos processos políticos vividos pelo Movimento Negro Brasileiro. Fundada em julho de 1988, em Salvador, a instituição tem como objetivos: ajudar a construir a consciência de classe, fortalecer os valores históricos e de resistência da população negra e do povo brasileiro e defender a igualdade de direitos e de oportunidades para todos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *