20 de abril de 2024
  • :
  • :

Itabuna fará nova licitação para serviço de zona azul

Itabuna fará nova licitação para serviço de zona azul

Moradores e, principalmente, os motoristas de Itabuna, no Sul da Bahia, acompanham uma disputa entre a prefeitura e a empresa Dom Parking. A gestão municipal quer o fim do contrato com a atual administradora da zona azul e está trabalhando em um novo edital de licitação, para que nova empresa seja contratada para ordenar o estacionamento do trânsito na cidade.

No entanto, nenhuma data foi anunciada, por enquanto, por parte da prefeitura de Itabuna. O contrato com a empresa foi assinado em 2014 depois de um processo licitatório para o serviço no município.

De acordo com o subprocurador de Itabuna, Antônio Calhau, os problemas com a Dom Parking começaram em 2016 e, no ano passado, o município abriu um processo administrativo, formando uma comissão para levantar a situação da empresa.

Esse trabalho, segundo Calhau, gerou um relatório apontando que a demonstração do movimento obtido na cidade não era feito de forma transparente.

Um dos pontos levantados foi o repasse para a administração municipal de 11% do que a empresa arrecada no município, conforme reza o contrato, mas que não estaria ocorrendo de forma correta, segundo o documento.

“Essa iniciativa do município foi embasada em questionamentos do Ministério Público da Bahia sobre falta de vagas para deficientes físicos, entre outras reclamações, inclusive da Câmara de Vereadores e dos usuários em geral”, afirmou Calhau.

Ação – Ele salientou que, após notificações, solicitando mais transparência por parte da empresa e da falta de retorno satisfatório, o município abriu um processo para extinguir o contrato.

Com base neste processo, no mês de maio deste ano a Justiça suspendeu o trabalho da empresa, que entrou com um pedido de liminar, acatado no dia 25 de maio, garantindo a permanência na função.

Segundo Calhau, a ação foi levada para a segunda instância da Justiça. Novamente a prefeitura ganhou o direito de romper o contrato, depois de cassada a liminar que garantia a permanência da Dom Parking. “A empresa foi notificada pela Justiça dia 31 de julho, mas permaneceu mais alguns dias na ativa no mês de agosto”, disse ele.

“Ficou difícil para a gente que trabalha no centro e precisa de vaga para deixar o carro. Acho que uma solução definitiva deve ser tomada o mais rápido possível”, afirmou o revendedor Bonifácio Cavalcante.

A professora de inglês Clara da Fonseca disse que gostava da atuação da empresa. “Já estava me acostumando. Agora, sem este ordenamento do tempo para estacionar, voltaremos aos problemas anteriores”.

A empresa Dom Parking ainda tem a opção de recorrer à Justiça para voltar a atuar. A reportagem tentou contato com a empresa para conhecer sua versão, no entanto não obteve retorno até o fechamento desta edição.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *