20 de abril de 2024
  • :
  • :

Presidenciável tem que aparecer em 75% do programa eleitoral, diz coluna

Presidenciável tem que aparecer em 75% do programa eleitoral, diz coluna

Pela primeira vez na eleição presidencial, os marqueteiros terão de respeitar regra pela qual 75% do tempo do programa eleitoral deve ser destinado exclusivamente ao presidenciável. Os apoiadores só poderão aparecer nos 25% restantes.

A Coluna do Estadão informa nesta quarta-feira (08) que a novidade jogou a campanha num limbo. Há dúvidas sobre se os candidatos terão de aparecer o tempo todo ou se os marqueteiros podem usar imagens narradas por eles. Ou se o vice poderá dividir esse tempo do presidenciável. Se isso for vedado, o PT terá problemas caso insista com Lula. A solução será dada pelo TSE conforme o andamento da campanha.

A divisão do tempo no programa eleitoral causa outra preocupação. Quem vai fazer a campanha negativa? Como o presidenciável terá maior presença, sobrarão poucos segundos para o contraponto caso ele não queira se expor diretamente.

A nova regra eleitoral só permite aos candidatos fazerem críticas administrativas e apresentarem propostas na sequência. O objetivo é evitar o que ocorreu em 2014, quando a campanha de Dilma Rousseff desconstruiu a da candidata Marina Silva.

Segundo a Coluna, advogados especialistas em direito eleitoral recomendam que os ataques fiquem fora do programa de TV e rádio para evitar o direito de resposta. O que pode ajudar candidatos-alvo como Jair Bolsonaro, que tem nove segundos, a abocanhar o tempo dos seus concorrentes.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *