20 de abril de 2024
  • :
  • :

Estudantes da rede estadual participam de Aulão 100% esta semana no CAB

Estudantes da rede estadual participam de Aulão 100% esta semana no CAB

A sala de aula mudou de lugar, nesta segunda-feira (13), para os estudantes do 3ª ano do Ensino Médio dos colégios estaduais Luís Viana (Brotas), Thales de Azevedo (Costa Azul), Edvaldo Brandão Correia (Cajazeira IV) e Vitor Soares (Cidade Baixa), em Salvador, que lotaram o auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) para participar do “Aulões ENEM 100%”. A atividade integra a ação “A Secretaria da Educação vira Escola”, que teve início nesta segunda-feira e prossegue até sexta (17). Por dia, estarão envolvidos 320 estudantes (160 por turno – matutino e vespertino), totalizando 1.600 alunos durante toda esta semana.

O estudante Willian Costa, 16, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão, um dos mais atentos à aula do professor Marival Chaves, de Física, a primeira da grade de aula do dia, deu sua opinião sobre a iniciativa. “Estou gostando muito. Física é uma das disciplinas que mais me identifico, além de Matemática e Química. Para nós, que vamos fazer o ENEM, é uma oportunidade de ganhar mais conhecimentos e tirar dúvidas”, disse o aluno, que pretende entrar para a área de Engenharia Mecatrônica.

As colegas Juliana Félix, 17, e Laís Santos, 18, do Colégio Estadual Thales de Azevedo, também se mostravam animadas com um formato de integração do projeto, cujo foco são as competências cognitivas e socioemocionais. “É um espaço importante para estarmos dialogando sobre o aprendizado de conteúdos que são exigidos nas provas do ENEM. Aqui temos a oportunidade da troca com os colegas e isto é importante para o nosso aprendizado”, destacou Laís, que é líder de classe em sua escola. Juliana completou: “Pretendo fazer Direito e este projeto contribui para virmos a ser profissionais diferenciados”.

A professora de Língua Portuguesa, Halana Borges, que acompanhava Juliana e Laís, falou sobre o trabalho que é realizado no Thales de Azevedo e sobre os Aulões ENEM 100% para consolidar o processo de ensino e aprendizagem. “Na nossa unidade, trabalhamos com os nossos alunos para que eles pensem em ENEM fora da caixinha para que eles se sintam fortalecidos. Então, este projeto vem para somar e consolidar a nossa proposta de motivá-los de forma diferenciada”.

Ampliar as oportunidades – O primeiro aulão do projeto ENEM 100% 2018 foi realizado em junho, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), e em setembro e outubro outros serão promovidos pela Secretaria da Educação para a qualificação dos estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos dias 4 e 11 de novembro.

Participarão dos aulões estudantes de 40 colégios estaduais, que terão a oportunidade de revisar conteúdos das disciplinas Língua Portuguesa, com as professoras Myrian Sales, Janeide Santos e Bárbara Hust; Redação, com Renato Dórea; Matemática, com os professores Lucas Ribeiro e Fernandes Machado; Física, com Marival Chaves, Luiz Odizo e Zé Roberto; Geografia, com Medson Santos; Filosofia, com Antônio César; Matemática, com Lucas Ribeiro e Fernandes Machado; Química, com Sandre Pereira; Inglês, com Uenderson Jesus; História, com Paulo Serrão; Biologia, com Uelen Moraes; e Educação Física, com Mariolinda Servilho.

Sobre o ENEM 100% – O projeto tem como finalidade orientar, mobilizar e fomentar a participação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, com foco na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A ação está organizada em cinco etapas: Mobilização nas unidades escolares; inscrição e registro dos inscritos; fortalecimento das aprendizagens: Redijaê e Aulões; apoio logístico para a realização das provas; e divulgação dos aprovados.

Foto: Claudionor Jr./GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *