28 de março de 2024
  • :
  • :

Esclerose múltipla será tema de audiência pública na Câmara de Salvador

Esclerose múltipla será tema de audiência pública na Câmara de Salvador

A Câmara Municipal de Salvador vai realizar a audiência pública “Agosto: Mês de Conscientização da Esclerose Múltipla”, numa iniciativa do vereador Hilton Coelho (PSOL). A atividade será no próximo dia 28, às 8h, no auditório do Edifício Bahia Center. O dia nacional de conscientização sobre a doença é 30 de agosto (Lei Federal nº 11.303/2006).

“Queremos contribuir com a ampliação do conhecimento da população sobre essa patologia que atinge o sistema nervoso central, principalmente de jovens adultos”, frisou o parlamentar. “É fundamental discutir ações de saúde pública, pois, assim, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem trazer resultados eficazes e permitir melhor qualidade de vida aos pacientes”, completa. O vereador destaca que a cor laranja, que simboliza o mês, remete à alegria e à vitalidade.

De acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem), a doença é neurológica, crônica e autoimune – as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.
Embora a causa ainda seja desconhecida, a esclerose múltipla tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que possibilita evolução na qualidade de vida dos pacientes, segundo a associação. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos.

Foto: Divulgação/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *