25 de abril de 2024
  • :
  • :

Apae realizará evento gratuito sobre amamentação em Salvador

Apae realizará evento gratuito sobre amamentação em Salvador

Uma das formas mais intensas e eficazes para cuidar do bebê, a amamentação será o tema de uma roda de conversa promovida pela Apae Salvador no dia 27 de agosto. O evento, que acontecerá na sede da Associação a partir das 16h, será voltada para gestantes, lactantes e papais. Afinal, a amamentação é um ato de amor praticado pelas mães, mas também um compromisso de toda a família. A roda de conversa será ministrada pela consultora de amamentação Leila Bonfim.

O agosto dourado, período que chama a atenção para a importância do aleitamento materno, destaca o “padrão ouro” dessa fonte perfeita de nutrientes. Além disso, o leite materno é inigualável nos seus aspectos imunológicos, psicossociais, econômicos e ambientais. Por isso deve ser o único alimento para o lactente até os 6 meses, não necessitando oferta de água, sucos ou chás. A partir dessa idade, deve ser complementado por alimentos saudáveis, e mantido até 2 anos ou mais.

De acordo com a nutricionista da Apae, Zeni Nogueira, o leite materno é uma vacina poderosa. Rico em diversas células de defesa, imunoglobulinas, fatores de crescimento, entre outros, lactentes amamentados têm metade do risco de morrer por doenças infecciosas, como diarreias e gripes, quando comparados aos bebês não amamentados. Estudo realizado em 153 países revelou que a amamentação poderia evitar a morte de 823 mil crianças menores de 5 anos por ano no mundo, se praticado por 90% dos lactentes.

A longo prazo, mamar ao seio materno está associado ao menor risco de doenças crônicas como sobrepeso/obesidade, diabetes e leucemia na infância, adolescência e vida adulta. Estudos encomendados pela OMS em 153 países sugerem que crianças que receberam leite materno são mais inteligentes, com efeito sobre a renda do indivíduo aos 30 anos de idade.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *