Começa nesta segunda-feira (20) a inspeção de mais de 7 mil veículos que são utilizados como táxis em Salvador. O procedimento, que é obrigatório, será realizado pela Secretaria de Mobilidade (Semob), através da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), no Vale dos Barris. A inspeção seguirá até 14 de dezembro, em cronograma de atendimento de acordo com o número do alvará de cada veículo.
Já os táxis especiais da Comtas e Coometas serão inspecionados no período de 10 a 14 de dezembro.
Durante o procedimento, são analisados os requisitos de padronização, como as faixas coloridas laterais, estado de conservação do automóvel, pneus e itens de segurança, a exemplo do triângulo, chave de roda e estepe, além da documentação exigida para que o táxi possa circular na cidade. Na ocasião, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) também verificará a situação do taxímetro para garantir que o aparelho esteja de acordo com as normas estabelecidas.
Para o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, essa inspeção irá possibilitar aos soteropolitanos maior tranquilidade ao utilizar os táxis em sua rotina. “É uma garantia, tanto para os taxistas quanto para os cidadãos de que o carro está com todos os itens de segurança corretos, deixando o carro apto para fazer o transporte das pessoas”, disse.
“Quando a Prefeitura checa os itens, documentos e emite o selo de qualidade, aquele carro está apto, ou seja, ele passou por todos os critérios exigidos pelas legislações municipal, estadual e federal. Além disso, também é analisado o motorista. A Prefeitura fica sabendo quem ele é e se tem a qualificação exigida após a conferência dos documentos pessoais e dos antecedentes criminais. Isso é importantíssimo porque o transporte se torna seguro”, enfatizou o gestor.
Procedimento – O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. O valor da inspeção é de R$ 81,79, e aquele que não apresentar o veículo na data marcada pagará multa de R$ 32,95. A expectativa é que sejam vistoriados por dia uma média de 100 veículos. No ato da vistoria, os autorizatários devem apresentar certificado da última aferição, cartão de identificação, selo GNV, pagamento da contribuição sindical, licenciamento atualizado e licença de veiculação do Engenho de Publicidade em Táxi. Devem levar ainda documentos pessoais como comprovante de residência, carteira de identidade e de habilitação.