25 de abril de 2024
  • :
  • :

Hospital Municipal de Salvador amplia a oferta de leitos e serviços

Hospital Municipal de Salvador amplia a oferta de leitos e serviços

A Prefeitura de Salvador antecipou para o mês de agosto a 2ª fase de implantação de serviços médicos no Hospital Municipal de Salvador (HMS), que estava prevista para dezembro. Com isso, a unidade situada em Cajazeiras conta agora com mais 30 leitos hospitalares de enfermaria e 10 de UTI, integrando-se aos já existentes. Ao todo, são 120 leitos de enfermaria e 20 de UTI adulto.

Além disso, exames de grande procura na rede pública de saúde, como os de Ressonância Magnética e Videoendoscopia (este previsto para a 3ª fase), já estão em fase de teste na unidade e entrarão em pleno funcionamento a partir da próxima semana. Esses exames identificam e auxiliam no diagnóstico de diversas doenças, desde as mais simples até as mais complexas.

Um dos beneficiados pela Videoendoscopia, na última terça-feira (21), foi o atendente Jefferson Santana, de 32 anos. Após sentir, por meses, dores no estômago, ele foi atendido em uma Unidade Básica de Saúde em Nazaré e encaminhado para o HMS. No mesmo dia, o rapaz recebeu o resultado do exame, que vai possibilitar um diagnóstico preciso. “O atendimento foi ótimo e rápido também. Em uma semana eu consegui fazer o exame”, disse.

Para complementar a cobertura, é preciso apenas inserir mais 30 leitos de enfermaria para adultos e 30 pediátricos, além de 10 leitos de UTI pediátrica ação que estava prevista para o próximo ano, como parte da 3ª fase de ampliação, mas que também deverá ser antecipada para o mês de outubro.

Para o coordenador médico hospitalar e de urgência do Município, Ivan Paiva, os exames dão maior resolutividade aos atendimentos, fazem com que os pacientes tenham o tempo de internamento reduzido e recebam o devido tratamento de maneira mais rápida. “É extremamente importante que tenhamos a maior gama possível, principalmente na investigação diagnóstica, para entender o que o paciente tem. Um paciente com quadro de vômito de sangue, por exemplo, teria que ser regulado, se aqui não tivesse videoendoscopia, e isso retardaria o atendimento e traria prejuízo para ele”, afirmou Paiva.

Números – Em pouco mais de quatro meses de funcionamento, o primeiro Hospital Municipal de Salvador ultrapassou a marca de 25 mil atendimentos aos usuários SUS da Bahia. O setor de urgência e emergência foi o responsável pelo maior número de ocorrências com 14.798 admissões. No total, foram realizadas 787 cirurgias e 17.073 exames.

No local, são feitas cirurgias de urgência, como as de trauma, apendicite, abdômen agudo, e também algumas eletivas, como a de vesícula e hérnia. Alguns dos exames realizados são Tomografia computadorizada, Ecocardiograma, Ultrossonografia, Raio-x, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma e Holter.

O HMS já recebeu pouco mais de 600 pacientes regulados das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o que representa uma média mensal de 150 pacientes. “Conseguimos, praticamente, zerar a fila para algumas cirurgias e resolver o problema da superlotação nas UPAs. Alguns pacientes esperavam dias para fazer uma cirurgia ortopédica ou de apendicite, e o hospital acabou com a espera por esses procedimentos”, acrescentou Paiva.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *