19 de abril de 2024
  • :
  • :

Saúde é a principal preocupação dos eleitores, diz Ibope

Saúde é a principal preocupação dos eleitores, diz Ibope

A saúde aparece como o problema mais citado pelos eleitores de 25 estados e do Distrito Federal, segundo pesquisas realizadas pelo Ibope neste mês de agosto.

Mesmo se considerada a margem de erro (de 3 pontos percentuais para mais ou para menos), a saúde fica com o 1º lugar em número de menções em todos os locais pesquisados. Apenas em Minas Gerais ainda não foi divulgada uma pesquisa Ibope após o registro dos candidatos nas eleições deste ano.

Numericamente, ao menos 70% dos eleitores declaram a saúde como uma das três áreas que a população dos estados enfrentam maiores problemas, exceto em Alagoas, onde ela é citada por 42% dos entrevistados. O maior índice é verificado no Rio Grande do Norte (89%), seguido de Rondônia (84%) e Amazonas (83%).

Em suas pesquisas, o Ibope apresentou uma lista de áreas e pediu que os eleitores elencassem as três em que o estado estivesse enfrentando os maiores problemas. As áreas listadas foram: agricultura, assistência social, corrupção, drogas, educação, energia elétrica, estradas/rodovias, funcionalismo público, geração de empregos, habitação/moradia, imposto e taxas, lazer e cultura, meio ambiente, saneamento básico/água e esgoto, saúde, segurança pública, transporte/mobilidade e turismo.

Além das opções, os eleitores podiam responder “nenhuma destas”, dizer que não sabiam ou não responderem.

As outras duas áreas mais apontadas foram educação e segurança pública, sempre com uma diferença maior que a margem de erro para as demais, exceto em dois estados: Alagoas se mantém como exceção. No estado, após a saúde, uma série de temas são citados em percentuais próximos: drogas (13%), segurança pública (11%), geração de empregos (8%), educação (5%), corrupção (5%). E em Santa Catarina, o 4º tema mais citado (corrupção, 30%) empata na margem de erro com o 3º (segurança pública, 35%).

Nas eleições de 2016, saúde também foi o problema mais mencionado em todas capitais brasileiras.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *