28 de março de 2024
  • :
  • :

Shopping da Bahia e Dois Terços promovem Semana LGBTQ+

Shopping da Bahia e Dois Terços promovem Semana LGBTQ+

Entre os dias 28 e 31 de agosto, a pauta LGBTQ+ estará no centro das atenções no novo projeto do Shopping da Bahia. Numa parceria com o site Dois Terços, a Semana LGBTQ+ Shopping da Bahia terá sua primeira edição em 2018, com ciclos de palestras, desfile de moda, comunicação no mall e ações de impacto para dar visibilidade e apoio a população LGBTQ+ na Bahia.

O evento é gratuito e aberto ao público e vai tratar de temas como a descoberta de um filho LGBTQ+, a política brasileira de prevenção ao HIV, adoção por casais LGBTQ+ e o mercado de trabalho para as pessoas transexuais.

Para Genilson Coutinho, editor do Dois Terços, esse é mais um importante passo do veículo que tem como compromisso com visibilizar as questões inerentes à população LGBTQ+ e seu avanço na ocupação de novos espaços na sociedade.

“É motivo para celebrar! Estaremos dentro de um dos mais importantes shoppings da cidade que, ao longo dos seus mais de 40 anos, tem dialogado com a cidade. Ocuparmos esse espaço é importantíssimo para fortalecer nossas lutas e levar informações para um público mais diverso que, com certeza, será mais um aliado na redução do preconceito”, ressalta o jornalista, que será mediador em todos os debates que acontecerão no shopping.

A programação contará com bate-papos e palestras acontecerão na Praça Divaldo Franco, 2º piso, com atividades fixas às 14h, 16h, 18h e 20h, sempre de forma gratuita e reunindo palestrantes e ativistas em suas áreas de atuação (confira programação completa abaixo)

“O Shopping da Bahia sempre dialogou com a cidade e com suas questões mais latentes. Acreditamos que a melhor forma de fazer a inclusão, promovendo a diversidade, é através da informação. É só com informação que conseguimos mover a sociedade de um estágio inicial para um outro mais avançado. Por isso, o foco da nossa semana LGBT+ está em cima da informação e traz a abordagem de conteúdos bem variados dentro dessa temática, reafirmando nosso posicionamento de shopping democrático, diverso e acolhedor”, explica Mayara Diniz, gerente de Marketing do Shopping da Bahia.

Ações – Além do palco com debates, troca de experiências e atividades culturais, diversas peças de comunicação vão ser exibidas por todo o shopping, incluindo banheiros, estacionamentos e totens.

Outras ações para impactar as pessoas acontecerão dentro do Shopping da Bahia, como a plotagem da escada que liga a Praça Divaldo Franco (2º piso) à loja Camicado (3º piso), que terá as cores da bandeira do arco-íris. Nos banheiros haverá comunicação nos espelhos e placas com mensagem de respeito a diversidade e identidade de gênero.

Moda Colorida – A moda não poderia ficar de fora do projeto. Por isso, duas ações foram pensadas para esse eixo.

A primeira acontecerá logo na abertura do evento, dia 28/08, às 14h. O estilista Jorge Andrade e a Rainha Loulou farão um desfile com um mix das suas coleções, reunindo tendências de moda que fazem parte do seu trabalho no mercado de Salvador. Os desfiles com suas criações vão abrir e fechar a Semana LGBTQ+ Shopping da Bahia.

A outra ação será a Vitrine Colorida. Diversas marcas presentes no SDB já dialogam com o público LGBTQ+, com coleções exclusivas, produtos inspirados nas cores do arco-íris, mensagens do universo gay e um posicionamento gay friendly. As lojas de moda receberão um selo para colocar em suas vitrines coloridas

Equipe – Além dos clientes e lojistas, a Semana LGBTQ+ Shopping da Bahia também terá ações para seus colaboradores. No dia 23/08, uma semana antes do início do projeto, os colaboradores participaram de um workshop sobre “Diversidade Sexual”, com o professor e mestre em História Ricardo Santana.

O encontro reuniu colaboradores do shopping – próprios e terceirizados – para debater temas como identidade e gênero, sexualidade e orientação sexual, homofobia, lesbofobia e transfobia.

A palestra faz parte do Programa de Formação realizado pelo Shopping da Bahia, com a supervisão de conteúdo do Instituto IRIS desde 2017. No ano passado também foi realizada formação com o tema da Diversidade com a advogada e ativista Bruna Lorrane.

Dois Terços – O Dois Terços é um veículo focado em produzir conteúdo voltado para o público LGBT. Um misto de informação, entretenimento, crítica e reflexão, sendo o primeiro na Bahia específico para este público, pautado em comportamentos, tendências e discussões. Somos referência quando o assunto é o universo LGBT.

O que é publicado no Dois Terços, muitas vezes vira pauta para outros veículos de comunicação, fomenta conversas informais e provoca discussão na opinião pública, seja no site ou nas nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram). Temos uma comunicação direta com jovens e adultos gays, lésbicas e simpatizantes entre 15 e 45 anos.

O site também promove ações culturais que buscam sempre despertar a sociedade para a importância do respeito à diversidade e o combate a homofobia, a exemplo da ‘Paradinha Gay do Rio Vermelho’, o espetáculo teatral ‘Soul Transformista’ e o projeto ‘Dois Dedos de Prosa.

O Dois Terços está no ar desde fevereiro de 2009. Atualmente alcança mais de 330 mil usuários únicos/mês e cerca de 345 mil visualizações mensais.

Programação:

DIA 28 (terça-feira)
14h – Comissão da diversidade da OAB Bahia – Gustavo Miranda Coutinho
15h – Sexualidade gay/lésbica adolescente em Salvador
– Caio Cerqueira – Escritor, Mestre, doutorando – Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
– Pessoas LGBTQ com deficiências – Alon Mauricio – Psicólogo e intérprete de Libras – UFBA
16h – “Adoção por casais LGBT” – Denise Ferreira
18h – Desfile de Jorge Andrade

DIA 29 (quarta-feira)
14h – Os números da AIDS e as formas de prevenção em Salvador – Secretaria Municipal de Saúde – Helena Lima
15h – Os LGBTQ+ e o Mercado de Trabalho – Milena Passos Secretaria política das Mulheres
16h – Transfobia e Denúncia – Paulett Furacão Educadora Social – Integrante do Forum Estadual de Politicas Publicas para população transgênero
17h – O Mercado e desafios para os empreendedores LGBTQ no Mercado
– Fabio Almeida – Stylos Acessórios
– Luiz Ramon Abdon – Audácia Baiana
– Paulo Sena – Boys Exclusive Collections
19h – A descoberta de um filho LGBTQ+: Como lidar com essa descoberta – Famílias Pela Diversidade

DIA 30 (quinta-feira)
14h – PeP e PreP – HIV/AIDS – CEDAP – Miralba Freire de C. Ribeiro da Silva/ Agnaldo Junior
16h – Mulheres lésbicas e suas lutas – Bárbara Alves – Raissa Alves Gira
17h – LGBTQ e Ativismo em Redes – Beth Dantas
19h – Os LGBTQ e a Mídia – Tedson Souza – Jornalista e Mestre e doutorando em Antropologia

DIA 31 (sexta-feira)
14h – Reconhecimento das novas formações familiares no ponto legal – Doutora Lize Borges Galvão
15h – Relatos de Experiências: GAPA Bahia e IBCM
17h – “Ideologia de Gênero” – Elder Luan – UFBA
18h – Desfile e encerramento com Rainha Loulou

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *