23 de abril de 2024
  • :
  • :

ACM Neto comemora avanço de 24% no Ideb de Salvador desde 2013

ACM Neto comemora avanço de 24% no Ideb de Salvador desde 2013

O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) comemorou nesta segunda-feira (3), em coletiva de imprensa realizada no Palácio Tomé de Sousa, os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, que mostram os avanços obtidos nos últimos dois anos na rede municipal de ensino em Salvador. Ao lado do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal de Educação, Bruno Barral, ACM Neto exaltou os resultados tanto dos anos iniciais quanto dos finais, divulgados mais cedo pelo Ministério da Educação (MEC).

A rede municipal superou a meta de 2021 estabelecida pelo MEC para o Ensino Fundamental, nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano), saltando de 4.7 em 2015 para 5.3 em 2017. A nota é superior à meta prevista para 2021, que é de 5.1. Se for comparado aos anos de 2011 e 2013, quando o resultado era de 4.0 em ambos, houve um aumento de 24%.

Graças ao desempenho, a capital baiana melhorou uma posição no ranking das capitais (de 17ª para 16ª). Nos anos finais (8º e 9º ano), Salvador foi a capital que mais cresceu, saltando da posição de número 24 para 18. Ou seja, a cidade subiu seis posições no ranking, com um crescimento de 3.4 (em 2015) para 3.9 em 2017. Com isso, Salvador foi também a capital do país que mais avançou nos anos finais do ensino fundamental.

ACM Neto atribuiu os resultados a uma série de esforços somados pelo município desde o início da gestão. “As nossas escolas estão funcionando com melhor estrutura, também construímos novas unidades, ampliando o número de vagas, inclusive na Educação Infantil, saindo de 17 mil para 40 mil. As melhorias também estão presentes na merenda escolar, material didático próprio, representando a cultura soteropolitana, engajamento da rede, porque não adianta o prefeito fazer se na ponta o dirigente escolar não se envolver. Então, é um trabalho coletivo e eu só tenho de agradecer à nossa rede de educação”, afirmou o gestor.

Além disso, o prefeito salientou que a gestão atual investiu 30% do orçamento em educação, superior aos 25% exigidos pela Constituição e aos 22,5% feitos pela gestão anterior. Segundo ACM Neto, os esforços em melhorias na qualidade de ensino não vão parar, pois os resultados alcançados nos dois últimos Ideb aumentam a responsabilidade de dar continuidade ao processo de avanço.

O secretário Bruno Barral destacou algumas ações para o avanço na educação do município, como a implantação da educação em período integral nas Escolabs e Subúrbio 360. Há ainda o programa Agentes da Educação, desenvolvido em parceria com o Parque Social, que contribui para a redução do abandono escolar através do fortalecimento do vínculo entre unidade de ensino, família e comunidade. “Mais de 25 mil alunos foram reinseridos às nossas escolas a partir do trabalho dos agentes. Esse é outro ponto fundamental para o desenvolvimento sustentável da educação do município”, frisa.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *