Será realizado no próximo sábado, 15 setembro, em mais de 150 países, um grande ato em defesa do meio ambiente. Arembepe será uma das localidades a sediar uma ação em alusão ao Dia Mundial de Limpeza das Praias, Rios e Lagoas.
Mais de 31 associações, dos mais diversos segmentos, como: pescadores e marisqueiras, surfistas, salva-vidas, estudantes, ciclistas, comerciantes, empresários, moradores, turistas e demais amantes de Arembepe, estão empenhadas na conscientização e preservação da natureza.
Em 2017, a ação conseguiu retirar oito toneladas de lixo, em um trecho de 12 km de Praia, as margens do Rio Capivara, a Aldeia Hippie, e as lagoas que banham Arembepe como a lagoa da Caraúna.
Neste ano, a expectativa dos organizadores é que o número de voluntários multiplique, tendo vista o reforço da Organização Limpa Brasil, que promove o #worldcleanupday2018. Vários artistas têm gravado vídeos em apoio ao evento internacional, dentre eles um dos moradores da Costa de Camaçari, o artista Luiz Miranda.
Programação – A programação do Dia Mundial de Limpeza das Praias, Rios e Lagoas será aberta com uma noite cultural na sexta-feira (14), com apresentações da cultura local como samba, capoeira e intervenções artísticas. Já no sábado (15) um grande café da manha comunitário abrirá a limpeza, a partir das 6hs.
Às 7h30 será dada a largada em direção a sete pontos principais: Aldeia Hippie e Base do Projeto Tamar, Emissário, Pirui, Caraúna, Praia do Porto, Coqueiro de Arembepe ao loteamento Aquaville, Lagoas da Lancha, Cacimbão, Sucuiu e demais lagoas. Às 14h ocorrerá o retorno do mutirão da limpeza, quando todo o lixo recolhido será pesado, catalogado e encaminhando para o Aterro Municipal da LIMPEC (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari). O encerramento do evento será marcado por um almoço coletivo feito pelas mãos de ilustres e carinhosas cozinheiras de Arembepe.
Serviço:
Dia Mundial de Limpeza das Praias, Rios, Lagoas e Lagoas.
Quando: 15 de setembro (sábado) das 7h às 14hs.
Onde: Concentração na Praça dos Coqueiro, Centro de Arembepe, orla de Camaçari.
Foto: Divulgação/Ascom-PMC