27 de abril de 2024
  • :
  • :

Federação Bahiana de Futebol comemora 105 anos nesta sexta

Federação Bahiana de Futebol comemora 105 anos nesta sexta

A Federação Bahiana de Futebol completa, neste 14 de setembro, 105 anos de muito trabalho e dedicação ao desporto do estado. Uma história linda, marcada por muitas conquistas ao longo dos anos. Mas, sua história começou a ser escrita antes, ainda em 1901, quando naquele ano o jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, apresentou aos baianos um até então desconhecido objeto que trouxe na bagagem de uma viagem para a Inglaterra. Era uma bola.

No Campo da Pólvora, Zuza reuniu os amigos e dividiu o grupo em dois times. Em seguida, ele marcou o gol com duas pedras e deu início à prática do futebol no Estado.

Nos anos seguintes, o esporte passou por diversas adaptações. Regras oriundas da Europa foram trazidas e os primeiros clubes foram surgindo no Estado. O primeiro deles foi o Club Internacional de Cricket, em 1903, e dedicado exclusivamente ao futebol. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, foi fundado antes, em 1899, mas passou a praticar o futebol também em 1903. A primeira partida oficial, por sua vez, foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe. Não demorou muito após o primeiro jogo e o futebol cresceu de uma maneira que foi preciso ser criada uma entidade para dar conta da organização de partidas e campeonatos. Foi aí que, em 1904, surgiu a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST).

A LBST realizou o primeiro Campeonato Baiano em 1905, mas, oito anos depois, passou por uma série de dificuldades e acabou fechada. Porém, a força que o futebol já havia construído não destruiu o sonho e, no dia 14 de setembro de 1913, foi fundada a Federação Bahiana de Futebol.

Competi̵̤es РEntre as competi̵̤es realizadas pela FBF, esṭo Campeonato Baiano Profissional S̩rie A, Campeonato Baiano Profissional S̩rie B, Campeonato Baiano Sub-20, Campeonato Baiano Infantil e Juvenil, Campeonato Intermunicipal, Campeonato Baiano Feminino, Copa Governador do Estado, e Torneio Seletivo. Estes dois ̼ltimos ṇo foram realizados neste ano.

Além destes campeonatos, dos quais é a responsável, a FBF também cumpre seu papel de fomentar o futebol em toda a Bahia apoiando diversas outras competições, organizadas por parceiros. Algumas delas são as Copas Regionais de seleções adultas, organizadas pelas ligas municipais, Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 e Copa Metropolitana Sub-15, elaboradas pela Sudesb, Campeonatos Regionais de Base, promovidas pelo Esporte Clube Vitória, Red Ball Cup, organizada pela Rede Record, a Copa Salvador de Futebol Dente de Leite, em parceria com a prefeitura, a Salvador Cup Sub-16, organizada pelo Esporte Clube Jacuipense entre muitas outras.

Nesta sexta-feira, o presidente Ednaldo Rodrigues agradeceu, mais uma vez, a todos que colaboram ou colaboraram para o sucesso da Federação.

Em janeiro de 2019 assumirá a entidade o jovem Ricardo Lima, atual vice-presidente, que entrou na entidade como estagiário, traçou seu caminho e foi reconhecido pelo grande trabalho realizado na Diretoria de Registros e Transferências. Lima foi eleito ao lado do advogado Manfredo Lessa, atual assessor jurídico, que voltará a ocupar o cargo de vice-presidente.

Foto: Carlos Santana/FBF




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *