29 de março de 2024
  • :
  • :

Pontos turísticos e monumentos de Salvador entram na campanha #OutubroRosa

Pontos turísticos e monumentos de Salvador entram na campanha #OutubroRosa

No mês de prevenção ao câncer de mama, a Diretoria de Iluminação Pública (DSIP), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), colore de rosa diversos pontos da capital baiana, como o Cristo da Barra, monumento Clériston Andrade, Elevador Lacerda, Hospital Aristides Maltez, Hospital Municipal e Farol da Barra.

A ação tem como objetivo chamar a atenção e conscientizar a população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, uma vez que a Bahia tem uma taxa estimada de 36.72 casos em cada 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão auxiliar do Ministério Público.

Outras ações da Prefeitura marcam a ocasião. A partir do dia 17, o piso de alimentação da Estação da Lapa será palco de um mutirão que vai disponibilizar consultas, exames clínicos e encaminhamentos para mamografia. Os atendimentos ocorrerão em horário comercial até o dia 31, com a expectativa de atender o maior número de pacientes possível.

Entre os dias 08 e 11, as mulheres podem conferir a Loja Rosa, instalada no Shopping Center Lapa, das 9h às 17h, onde serão realizados serviços orientações na área de saúde da mulher. Nos 12 Distritos Sanitários, serão realizadas busca ativa de pacientes, palestras, salas de espera e distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce, estimulando o acompanhamento periódico de saúde e a realização do auto exame das mamas.

Mamografias – Durante todo o mês, será intensificada a marcação para o exame de mamografia nos 126 postos da rede municipal. Para ter acesso ao serviço, basta apresentar um documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem. No local, também serão feitos os encaminhamentos necessários para atender à necessidade de saúde apresentada.

Passeio ciclístico – Tradicional na programação, o passeio ciclístico será promovido mais uma vez pelo movimento Salvador Vai de Bike no dia 21de outubro, data da Mobilização de Combate ao Câncer de Mama em Salvador. O evento ocorrerá no Dique do Tororó, das 8h às 12h. Além do passeio ciclístico, haverá caminhada e feira de serviços no local.

Itinerante – A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), além das iniciativas em ponto fixo, na Estação da Lapa, levará o SPMJ Itinerante, que ofertará palestras com temas voltados às mulheres para diversas comunidades de Salvador. Os encontros ocorrerão em locais como escolas e centros comunitários.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *