19 de abril de 2024
  • :
  • :

Peças de prata e bronze são furtadas da Casa de Ruy Barbosa em Salvador

Peças de prata e bronze são furtadas da Casa de Ruy Barbosa em Salvador

Quinze peças do acervo mantido na primeira casa em que o jurista baiano Ruy Barbosa morou, no centro de Salvador, foram furtadas no último fim de semana, após o imóvel ser invadido. Entre os objetos levados do museu, estão seis medalhas, três bustos, um medalhão e uma estátua, todos de bronze. Uma medalha de prata e um computador também foram furtados.

Localizada na Rua Ruy Barbosa, a casa pertence à Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e, atualmente, é administrada pelo Centro Universitário UniRuy/Wyden. O jurista morou no local até os 16 anos, em 1865. Antes de ter a posse transferida para a ABI, em 1935, o imóvel pertencia ao jornalista Ernesto Simões Filho, que arrematou o prédio em um leilão, no século XX. O local era aberto para visitação gratuita. Com o furto, o museu foi fechado temporariamente.

De acordo com a ABI, a invasão foi descoberta no início da manhã da segunda-feira (1º), quando uma funcionária da universidade chegou ao local para trabalhar. Ao entrar no imóvel, a mulher, que não teve o nome divulgado, percebeu que a porta principal estava apenas encostada. A suspeita é de que o crime tenha ocorrido entre a sexta-feira (28) e o domingo (30).

Conforme a ABI, os dois seguranças que deveriam estar no local no fim de semana não apareceram para trabalhar. Não há informações sobre o motivo das faltas. O caso foi registrado na Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), no Pelourinho. Os invasores são procurados.

As peças furtadas foram:

1 busto de Ruy Barbosa em bronze (meia idade)
1 busto de Ruy Barbosa em bronze (ancião)
1 busto em miniatura de Ruy Barbosa em bronze (peso para livro)
1 estátua de bronze
6 medalhas de bronze de formato circular, com borda lisa. (1849/1907)
1 medalha de prata de formato circular, com borda marcada por friso em relevo. (09/10/1907)
1 medalhão de bronze dourado com bordas lisas
1 par de óculos de viagem com antolhos, armação de metal prateada, formato oval, lentes ovais acinzentados
1 par de óculos de grau, armação de metal prateado de formato oval, lentes ovais incolores
1 Caneta tinteiro preta
1 computador




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *