28 de abril de 2024
  • :
  • :

Em pronunciamento, Rosa Weber pede tolerância entre os que pensam diferente

Em pronunciamento, Rosa Weber pede tolerância entre os que pensam diferente

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, pediu neste sábado (6) que os eleitores compareçam neste domingo (7) para votar. A ministra também pediu que haja “tolerância” entre os que pensam de maneira diferente.

Em um pronunciamento exibido na cadeia nacional de rádio e TV, Rosa Weber ainda afirmou que as urnas eletrônicas garantem que o processo seja “íntegro”, “ágil” e “auditável”.

“Que retornem ao dicionário de nossa vida cívica palavras como diálogo e tolerância. Somos uma sociedade plural, o que nos enriquece como povo. É legítimo e saudável que todos exerçamos nossas escolhas, observadas as regras do jogo democrático, mas o façamos com olhos de quem pensa diferente de nós, como alguém que merece nosso respeito. Como nós merecemos respeito”, afirmou.
No pronunciamento, Rosa Weber ainda destacou que o voto de cada eleitor tem o mesmo peso, independentemente de qualquer condição pessoal.

Por isso, acrescentou, o cidadão não deve abrir mão de votar neste domingo – o eleitor deverá votar em deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República.

“Não abramos mão desta chance, não deixemos que os outros decidam por nós. O que define os eleitos é o conjunto de votos válidos, isto é, o total dos votos contabilizados nas urnas, com exclusão dos votos nulos e dos votos em branco. Compareça amanha à sessão eleitoral e vote com consciência”, disse.

Urnas – Ainda no pronunciamento exibido neste sábado, a ministra também falou sobre a confiabilidade e a segurança das urnas eletrônicas.

Nos últimos dias, o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, passou a dizer que desconfia da “lisura” do processo eleitoral porque as urnas eletrônicas, segundo ele, não podem ser auditadas.

“As urnas eletrônicas tem sido usadas há 22 anos nas eleições sem sequer um caso comprovado de fraude. Trata-se de instrumento concebido pela equipe técnica do TSE, aperfeiçoado ao longo do tempo, a partir inclusive de testes públicos de modo a garantir um processo integro, ágil e auditável”, disse Rosa Weber neste sábado.

Sobre a democracia, acrescentou: “Seguramente, todos queremos um Brasil melhor. A democracia não é obra acabada, é conquista diária, está em permanente construção. Nós, da Justiça Eleitoral, estaremos trabalhando para garantir sua liberdade de escolha”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *