24 de abril de 2024
  • :
  • :

Pesquisa BTG/FSB: Bolsonaro consolida liderança com 59% dos votos válidos

Pesquisa BTG/FSB: Bolsonaro consolida liderança com 59% dos votos válidos

A pesquisa do BTG Pactual, realizada neste fim de semana pela FSB e divulgada nesta segunda-feira (15), mostra Jair Bolsonaro (PSL) com 59% dos votos válidos e Fernando Haddad (PT) com 41%. Foram entrevistados, por telefone, 2.000 eleitores com idade a partir de 16 anos e a margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07950/2018.

É o mesmo resultado da pesquisa da XP, divulgada na quinta-feira (11) e praticamente igual àquela do Datafolha, da quarta-feira. Mais importante do que isso: os eleitores de Jair Bolsonaro são os mais convictos. De fato, 94% deles dizem que sua escolha é definitiva. Foi assim no primeiro turno e está sendo assim também no segundo.

Segmentos – Segundo a pesquisa do BTG, Jair Bolsonaro disparou em todos os segmentos do eleitorado: ele tem 11 pontos de vantagem sobre Fernando Haddad entre as mulheres: 47% a 36%.

Ele só perde entre os eleitores com renda de até um salário mínimo – 49% a 35% – e do Nordeste – 55% a 30%.

Mas esmaga o poste de Lula entre os eleitores com renda de 2 a 5 salários mínimos – 61% a 28% – e entre aqueles do Sul – 63% a 24% – e do Sudeste – 59% a 26%.

Rejeição – Fernando Haddad é rejeitado por 53% do eleitorado, diz a pesquisa do BTG. Quanto a Jair Bolsonaro, só 38% dos eleitores o rejeitam, 11 pontos a menos do que duas semanas atrás. Quanto mais o PT o ataca, portanto, menos rejeitado ele se torna.

Independentemente do voto, 70% dos eleitores acham que Bolsonaro será o próximo presidente do Brasil, ante 24% que acham que será Haddad, enquanto 6% não sabem ou não responderam.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *