25 de abril de 2024
  • :
  • :

Avança OAB atinge paridade de gênero com 50% de mulheres no conselho seccional

Avança OAB atinge paridade de gênero com 50% de mulheres no conselho seccional

“Atingimos a paridade de verdade”, afirmou o candidato à presidência da OAB-BA, Fabrício Castro, sobre a formação da chapa Avança 86, que possui a indicação de 48 mulheres para o conselho seccional, representando 50% do total da composição.

“O fato é inédito. A conquista é histórica para a nossa representatividade na Ordem. Já comemoramos muitas vitórias – e avançaremos ainda mais”, assinalou a candidata a vice-presidente, Ana Patrícia Dantas Leão.

De acordo com Fabrício, essa tendência teve início na gestão de Luiz Viana, que tornou a OAB-BA uma referência nacional na ampliação da participação feminina na entidade.

“Agora, vamos avançar mais nesse sentido. A nossa chapa tem duas mulheres na diretoria executiva, assim como no conselho federal e na Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia, além de 48 no conselho seccional. Elas irão fazer a diferença”, frisou.

O candidato Fabrício Castro lembrou que, no momento em que Luiz Viana assumiu a presidência, a OAB-BA possuía apenas três conselheiras. Hoje, segundo ele, a mulher participa efetivamente da instituição.

“Atualmente, a OAB tem duas diretoras. Antes, não havia nenhuma. Você tem uma diretora geral da Escola Superior de Advocacia, tem conselheira federal. Temos 20 comissões presididas por mulheres. E eu ajudei a fazer essa grande transformação”, disse.

Além da ampliação da representatividade feminina, entre as principais iniciativas da gestão de Luiz Viana, Fabrício destacou a criação da Comissão Especial da Mulher Advogada e a suspensão por 30 dias de prazos e audiências de gestantes e lactantes.

Outras medidas importantes para as advogadas foram a isenção da anuidade no primeiro ano de maternidade, mesmo em caso de adoção, e a preferência em audiências e sustentações orais para lactantes e gestantes.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *