23 de abril de 2024
  • :
  • :

“Não se defende prerrogativas com blitze nem demagogia”, afirma Gamil Föppel

“Não se defende prerrogativas com blitze nem demagogia”, afirma Gamil Föppel

O advogado criminal e candidato à presidência da OAB, seção Bahia, Gamil Föppel esteve nesta quinta-feira (25) à tarde no Fórum dos Juizados Especiais do Imbuí e fez duras críticas à gestão atual da seccional da OAB-BA.

“Vocês, que me conhecem, sabem que eu costumo vir aqui para fazer sustentações orais na turma recursal, na matéria em que eu atuo, que é a matéria criminal. Nós notamos que é necessária a presença mais efetiva da OAB, pois vemos colegas esperando por horas a fio sustentações orais que são marcadas para o início da manhã e não começam, não raro invadem o início da tarde. É necessário respeitar as prerrogativas como discurso de dia a dia. Não se faz defesa das prerrogativas com blitze nem com demagogia, mas sim com efetividade”, sustentou Gamil.

Segundo ele, pessoas com boa formação técnica e boa formação moral precisam voltar a abraçar a advocacia. “Não é possível que nós percamos todos os bons cérebros para a carreira pública”, disse ainda Föppel, enquanto o movimento Renova OAB distribuía a advogados e advogadas material de sua campanha à Presidência da OAB.

“Sou professor e sempre digo aos meus alunos que a profissão é muito bonita. Mesmo dentro de um cenário de instabilidade da advocacia é possível alcançar alguma estabilidade, desde que a gente se programe, tendo plano de metas e planejamento”, afirma. “Eu jamais diria a um aluno meu que advogar é um inferno”.

Simpatizantes da chapa estiveram hoje pela manhã na Justiça do Trabalho e, à tarde, no Fórum do Imbuí para iniciar um corpo a corpo junto aos advogados, distribuindo o material de campanha. A panfletagem entre advogados e advogadas nos fóruns é considerada fundamental para que a advocacia conheça as propostas dos candidatos. A chapa Renova OAB distribuiu a “Carta aos Advogados e Advogadas da Bahia”, feita por Gamil, e um folder contendo as propostas do movimento Renova OAB.

Segundo Gamil, a decepção com a carreira da advocacia tem levado muitos estudantes a fazer concursos públicos, em busca de estabilidade, e isso se deve à omissão da atual gestão da OAB-BA, que não tem cumprido o papel que lhe cabe.
Para Gamil, ser advogado é falar pelos outros. “Sempre digo aos meus alunos: seja para as pessoas o advogado que você gostaria de ter”.

Gamil diz ainda que a Ordem precisa mostrar para as pessoas que “o papel de um advogado é compreender a angústia das pessoas como se suas elas fossem. Não há justiça sem advogados”, diz o criminalista.

Um de seus objetivos à frente da OAB é resgatar a dignidade dessa profissão, defendendo as prerrogativas e melhorando as condições de trabalho.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *