3 de maio de 2024
  • :
  • :

Terreiro de candomblé do século XIX tem muro pichado em Salvador

Terreiro de candomblé do século XIX tem muro pichado em Salvador

O muro do terreiro Casa de Oxumarê, um dos mais antigos e tradicionais de Salvador, foi alvo de pichações. A frase “Jesus é o caminho” foi escrita no muro branco do templo, que fica na Avenida Vasco da Gama, trecho do bairro da Federação. O portão também foi pichado.

A situação ocorreu na madrugada de segunda-feira (29), e foi registrado na 7ª Delegacia que fica no Rio Vermelho. A polícia investiga o caso. Até agora, nenhum suspeito da pichação foi identificado.

A Casa Oxumaré foi fundada no início do século XIX e representa não apenas a formação do candomblé no Brasil, mas também, um marco pela luta e resistência de africanos escravizados.

De acordo com a segunda liderança da casa, a Yákekere (que significa mãe pequena) Sandra Maria Bispo, ela ficou ciente do vandalismo no muro do terreiro na terça-feira (30) e o caso foi registrado na Polícia Civil no dia seguinte.

“Esse tipo de atitude denota falta de conhecimento. Procuramos a equipe da Polícia Civil, que fez registro. Eles informaram que estão tentando localizar quem fez a pichação através de câmeras da região. Nós temos câmeras aqui no terreiro, mas que não conseguem registrar toda a área lá de fora”, disse Sandra.

A Yákekere informou, ainda, que o conselho jurídico do terreiro está avaliando quais serão as outras medidas que poderão ser tomadas sobre o caso e reforçou que o espaço é um patrimônio nacional.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *