25 de abril de 2024
  • :
  • :

Bloco afro mais antigo do Brasil, Ilê Aiyê comemora 45 anos

Bloco afro mais antigo do Brasil, Ilê Aiyê comemora 45 anos

Os batuques dos tambores anunciaram, por volta das 22h desta quinta-feira (1º), a chegada do cortejo do “Mais belo dos belos”, na Senzala do Barro Preto, no bairro da Liberdade, em Salvador. O tradicional Ilê Aiyê completa 45 anos.

Por toda a Ladeira do Curuzu, famílias se reuniram nas varadas e janelas das casas para acompanhar a chegada da caminhada do bloco afro mais antigo do país. Para muitos, o Ilê é o principal ícone de resistência, que marca a história contra o racismo e afirmação do povo negro na Bahia.

Ao G1, o fundador e presidente da entidade, Antônio Carlos, o “Vovô do Ilê”, falou sobre a representação cultural e social do bloco afro. “É muito gratificante, um verdadeiro motivo de orgulho, a gente conseguir manter uma organização negra na Bahia por 45 anos. É de uma importância muito grande, principalmente para a juventude negra. Mas, além disso, para todo o povo baiano: negros, brancos e índios”, disse Vovô.

Ele ponderou ainda os propósitos do Ilê Aiyê, enquanto organização para a luta dos direitos dos povo negro. “O Ilê Ayiê não surgiu com o intuito de separatismo, de ser negros de um lado e brancos do outro. Nós queremos liberdade e igualdade. Estamos em busca dessa tal reparação, que já passou da hora há bastante tempo”, disse.

A festa foi comandado pela Banda Aiyê, anfitriã da noite. Além dela, outros blocos afros e afoxés, subiram no palco da Senzala do Barro Preto. Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Malê de Malê, Muzenza, Os Negões e Olodum deixaram seu recado de luta pelos direitos da população negra. Daniela Mercury e Gerônimo também foram convidados.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *