25 de abril de 2024
  • :
  • :

Exposição Itinerante do Museu Geológico da Bahia visita Catu

Exposição Itinerante do Museu Geológico da Bahia visita Catu

A disseminação do conhecimento como forma de proporcionar o surgimento de uma geração intelectualmente emancipada e pluralista foi o mote de mais uma edição do Programa Exposição Itinerante, do Museu Geológico da Bahia, realizada entre 29 de outubro e 1º de novembro, na 13ª Feira dos Municípios e 4ª Mostra de Iniciação Científica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Bahia, (Ifba), campus Catu. O Museu Geológico é uma autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE).

Cerca de 3,5 mil pessoas, em sua maioria estudantes, passaram pelas alas da exposição. Além de aprimorarem seus conhecimentos, os jovens também foram multiplicadores do saber. “Pudemos observar que muitos estudantes visitavam a feira pela manhã e à tarde retornavam com suas familiares e amigos para mostrar a estes o que mais gostaram”, conta Elizandra Pinheiro dos Reis, coordenadora da mostra itinerante do Museu Geológico.

A Feira reuniu projetos de iniciação científica feitos pelos jovens com o objetivo de estimular e difundir a prática da pesquisa na educação básica e técnica para o desenvolvimento da educação científica no estado. A interação entre ciência, escola e comunidade promove um produtivo intercâmbio entre os interessados no conhecimento científico. Além das exposições, foram realizados minicursos e apresentadas pesquisas científicas realizadas por estudantes, sob a orientação de professores.

O Programa de Exposição Itinerante do Museu Geológico da Bahia leva conhecimento científico e tecnológico na área das geociências a pessoas das mais diversas comunidades, tendo como ideal a formação de novos públicos interessados em museus. A mostra é composta por um variado acervo de bens minerais, especialmente aqueles produzidos na Bahia. Em Catu, município em que ainda perdura a exploração do petróleo em terra, foi dado destaque a esse segmento.

Foto: Divulgação/ASCOM-SDE




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *