19 de abril de 2024
  • :
  • :

Eleições na OAB-BA: Fabrício falta a debates e rádios entrevistam Gamil

Eleições na OAB-BA: Fabrício falta a debates e rádios entrevistam Gamil

Advogados e advogadas da Bahia estão questionando nas redes sociais quais seriam as razões do candidato Fabrício Castro à Presidência da OAB-BA para não participar de debates com o candidato Gamil Föppel, da chapa Renova OAB 30, uma vez que a advocacia baiana já considera tradicionais as discussões de propostas realizadas em instituições como a Universidade Federal da Bahia, por exemplo.

Alegando outros compromissos em sua agenda, Fabrício Castro, que representa a atual gestão da Ordem, decidiu desmarcar uma série de debates previamente confirmados com diversos veículos de comunicação e instituições expressivas ligadas à advocacia baiana, o que levou essas rádios e instituições a adotarem uma posição enérgica contra o candidato da Avança OAB. Por meio de documentos e cartas enviadas ao candidato Gamil Föppel, da chapa Renova OAB 30, as rádios Sociedade AM/FM e a Itapoã FM, além da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) convidaram Gamil para participar de entrevistas e sabatinas no mesmo horário que havia sido destinado aos debates.
“Informamos que devido à não-confirmação do outro candidato no dia 12.11.2018, o debate, tradicionalmente realizado pela Universidade Federal da Bahia, não ocorrerá, mas sim uma sabatina com o candidato Gamil Föppel”, diz a UFBA.

“Vimos informar que o candidato Fabrício Castro, da chapa Avança OAB, cancelou sua participação no debate que seria realizado às 15h do dia 14 de novembro na WebTv do Bocão News. Como já havíamos confirmado com as duas chapas (Avança OAB e Renova OAB), e ambas já haviam confirmado a participação, e em respeito ao candidato que não desmarcou a participação, vamos manter o programa. Será uma live no Insta e Face do Bocão News, e todo o material da entrevista dará origem a uma matéria que vai ao ar dois dias depois e ficará disponível para compartilhamento”, formalizou o programa Bocão News, da Rádio Itapoã FM.

No último dia 5 de novembro, a Rádio Sociedade AM/Fm realizou entrevista com Gamil Föppel no horário que havia sido acordado para a realização do primeiro debate, o que levou o candidato da chapa Renova OAB a fazer um convite, nas redes sociais, solicitando a participação de Fabrício nos debates.

Ao longo da entrevista foram tratados vários temas de importância para a advocacia baiana. Gamil disse que pretende mudar a forma de gerir a Ordem dos Advogados da Bahia e informou que a Escola Superior de Advocacia (ESA) deverá ser o cartão de visita de sua gestão. Ele perguntou aos advogados e advogadas do interior qual o último curso de excelência que fez na ESA. E garantiu que bons professores de municípios baianos poderão dar aulas na Escola.

“Hoje há um projeto político de perpetuação na OAB. O atual presidente está na instituição há 18 anos e quem não é vinculado ao seu grupo político não pode dar aulas”, lamentou, informando que instituirá boas práticas de governança.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *