25 de abril de 2024
  • :
  • :

Eleições na OAB-BA: Estudantes de Direito da UFBA divulgam nota de apoio a Gamil

Eleições na OAB-BA: Estudantes de Direito da UFBA divulgam nota de apoio a Gamil

Estudantes de Direito e membros do Centro Acadêmico Ruy Barbosa (CARB) – da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia – divulgaram no início da tarde uma nota em apoio ao candidato Gamil Föppel à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia. Segundo eles, a nota foi divulgada para esclarecer que a decisão da atual presidente Maria Hortência Pinheiro, que declarou voto à candidatura de Fabrício de Castro, é unilateral, já que ela não poderia se manifestar como representante da instituição em uma decisão que precisa ser deliberada por uma assembleia estudantil.

O posicionamento pessoal da atual presidente do CARB foi divulgado hoje pela manhã por meio de matéria paga pela atual gestão da OAB no site Bahia Notícias e deixou revoltados os estudantes da UFBA, sobretudo porque, segundo eles, o candidato Fabrício Castro, da chapa Avança OAB e apoiado pela atual presidente, desdenhou da Faculdade de Direito da Universidade Federal e chegou a dizer que a instituição não tem importância no processo eleitoral (pois falaria para poucas pessoas), tendo por isso se recusado a participar do tradicional debate entre candidatos à presidência da OAB que ocorre na Faculdade de Direito em todas as eleições.

Segundo George Fraga, “é errado veicular esse apoio como apoio institucional do CARB”. Para o estudante Muriel Silva, a presidente deveria ter dito que sua declaração de apoio era posicionamento pessoal, e não do centro acadêmico. Já Diego Aragão considera que o centro acadêmico deve lançar uma nota informando que não apoia nenhum dos candidatos.

A presidente se defende dizendo que sua posição é respaldada, pois ela foi eleita presidente do Centro Acadêmico e tem legitimidade para tomar esse tipo de decisão em nome dos alunos da Faculdade. “Não cometemos nenhum abuso”, disse ela. A vice-presidente do CARB, Larissa, apoia o outro candidato, Gamil Föppel, da chapa Renova OAB 30.

Ainda segundo a nota dos estudantes, as propostas difundidas pelo professor Gamil Föppel, cuja campanha surge espontaneamente pelos anseios dos advogados em oxigenar o modelo de gestão da Ordem e assegurar a defesa de prerrogativas da classe, alcança amplo apoio na Faculdade, conforme atesta momento de diálogo do mesmo com as entidades estudantis ocorrido no dia 12/11, ao qual o candidato Fabrício Castro negou-se a comparecer, após diversas tentativas de agendamento.

Os alunos que aqui subscrevem não apenas apoiam, como também ressaltam sua grande estima ao professor Gamil, acadêmico dedicado e competente, plenamente apto a assumir o cargo de presidente da OAB-BA. Seu conhecimento e sua militância em prol da advocacia são célebres nesta instituição, bem como no Brasil, trazendo grande prestígio à classe. Seja pelo histórico de dedicação à docência, seja por ter assumido a missão de esmerar os resultados da OAB, a verdade é que o professor Gamil merece o reconhecimento e o respeito dos seus colegas e alunos, encontrando na Faculdade de Direito da UFBA suporte para renovar a OAB-BA.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *