20 de abril de 2024
  • :
  • :

Presidente do Centro Acadêmico de Direito da UFBA declara apoio a Fabrício

Presidente do Centro Acadêmico de Direito da UFBA declara apoio a Fabrício

A presidente do Centro Acadêmico Ruy Barbosa (CARB), Maria Hortência Pinheiro, manifestou apoio à chapa Avança OAB, liderada por Fabrício Castro. A associação estudantil representa os alunos da Faculdade de Direito da UFBA. “A OAB defende uma classe com uma função primordial e imprescindível para a manutenção do Estado Democrático de Direito. E nós, que somos estudantes, em algum momento das nossas vidas vamos jurar defender a nossa Constituição, os direitos humanos, a justiça social. Por isso mesmo, precisamos estar ao lado de quem hoje batalha pela garantia desses direitos fundamentais”, assinalou Hortência.

A eleição de Fabrício, segundo a presidente do CARB, representa a garantia de ter na Bahia uma OAB conectada com os atuais desafios que precisam ser enfrentados pela sociedade brasileira. “O projeto da chapa Avança é o que mais se coaduna com os princípios previstos no estatuto da Ordem e com o que representa a carreira do advogado na sociedade”, afirmou. Para ela, a chapa de Fabrício representa um Brasil mais democrático, plural e soberano, por reunir profissionais compromissados com as lutas em defesa dos direitos humanos e das “maiorias sociais, que são minorias políticas”.

A declaração de apoio do CARB foi recebida com satisfação pelo professor aposentado da UFBA, Fernando Santana. “Isso me agrada muito, sobretudo por partir de jovens que ainda não são advogados e nem tiveram Fabrício como professor. O apoio significa dizer que a mensagem e os compromissos dele com a OAB conseguiram alcançar até quem apenas tem a expectativa de vir a ser advogado. Essa é a prova mais firme de que Fabrício e os que o acompanham estão no caminho certo, até porque esses estudantes tiveram a oportunidade de fazer a comparação”, afirmou.

Ao tomar conhecimento do apoio da associação estudantil, o atual presidente da OAB-BA, Luiz Viana, ressaltou a importância da atuação do CARB na Faculdade de Direito. “Eu fui aluno da UFBA e participei do CARB, pelo qual tenho a maior admiração. Fico feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho à frente da OAB, assim como do nosso projeto para a advocacia avançar ainda mais, com Fabrício na presidência da instituição”, destacou.

De acordo com a professora Daniela Borges, a manifestação do CARB é muito importante para a chapa Avança OAB 86. “Trata-se de uma entidade histórica, que sempre procura contribuir de forma crítica e construtiva com as questões que afetam o Direito e a Justiça em nosso estado e em nosso país. Além disso, esse apoio reflete o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito pela OAB-BA, nas questões que afetam o ensino jurídico no país e a formação do profissional do Direito, ao mesmo tempo em que reforça a convicção de que podemos avançar ainda mais”, frisou.

Para o professor César Faria, o apoio do CARB à chapa Avança OAB 86 tem um significado muito especial. “Essa declaração revela a identificação com os compromissos da chapa e, sobretudo, a confiança dos estudantes da Faculdade de Direito da UFBA na implementação das propostas defendidas por Fabrício – dimensionando a sua importância para o futuro profissional de cada advogado que nasce, bem como da própria advocacia”, pontuou.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *