30 de abril de 2024
  • :
  • :

Crise: Bahia Othon Palace encerrará as atividades nesta segunda-feira

Crise: Bahia Othon Palace encerrará as atividades nesta segunda-feira

Após 43 anos em funcionamento, o Bahia Othon Palace recebe hóspedes neste domingo (18) pela última vez. Na segunda-feira (19), se despede da Bahia. O anúncio do encerramento das atividades foi feito pela Rede Othon no início de outubro.

Os últimos dias de uma das primeiras hospedarias de luxo de Salvador – que está na cidade desde 1975 – teve direito a casa cheia. A ocupação ultrapassou os 90% devido a um congresso no Centro de Convenções do local, além do feriado do Proclamação da República. O jornal Correio esteve no local e conversou com hóspedes e funcionários.

“Há quanto tempo que eu trabalho aqui? Pouquinho… Só uns 25 anos”, disse um dos mensageiros do hotel enquanto auxiliava um hóspede com sua mala. No primeiro contato, ele hesitou em falar com a reportagem, mas logo desabafou. “(O hotel) fecha no domingo mesmo. Os hóspedes saem e…acabou, mas vida que segue. Estou procurando um emprego, mas até agora nada”, lamentou ele, que preferiu não se identificar.

Apesar de ter firmado compromisso de homologar as demissões de todos os funcionários, o hotel não deu maiores informações sobre possíveis negociações para compra do equipamento e real motivo para o fechamento da unidade, tendo em vista que o Othon é um dos melhores hotéis em média de ocupação do estado. Além do Bahia Othon Palace, o Belo Horizonte Othon Palace também fechará as portas nesta segunda.

Para os hóspedes, a notícia do fechamento era desconhecida. Já entre os funcionários, que em sua maioria já trabalham no hotel há mais de 20 anos, o sentimento era de tristeza e incerteza sobre o futuro.

Aviso prévio – Os trabalhadores assinarão o aviso prévio já na terça-feira (20). Em reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e similares de Salvador e região (Sindhotéis) e a diretoria do hotel foi determinado que as homologações ocorrerão entre o dia 26 e 29 deste mês na sede do sindicato. “Por força da convenção coletiva de trabalho, a empresa é obrigada a fazer a homologação no sindicato”, explicou Almir Pereira, presidente do Sindicato.

De acordo com ele, além de pagar os direitos dos trabalhadores, a empresa irá estender o plano de saúde em quatro meses e fornecerá dois meses de cesta básica para os funcionários. Aqueles que têm menos de um ano de trabalho, irão quitar o termo rescisório no próprio hotel. “Tudo que foi discutido na reunião com o jurídico e RH do Othon Palace Hotel certamente será cumprido”, disse.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *