26 de abril de 2024
  • :
  • :

Professores de Itabuna voltam ao trabalho após 77 dias de greve

Professores de Itabuna voltam ao trabalho após 77 dias de greve

Os professores municipais de Itabuna, no Sul da Bahia, suspenderam nesta segunda-feira (19) a greve iniciada em 3 de setembro. Na última quarta-feira (14), a categoria anunciou que havia entrado em acordo com a prefeitura da cidade, durante reunião na sede do Tribunal regional do Trabalho (TRT), em Salvador.

De acordo com o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi), a previsão é de que as aulas sejam retomadas ainda na tarde desta segunda. Segundo sindicato, greve afetou 98 escolas e 17 mil alunos.

A assembleia de classe que confirmou o fim da greve foi realizada nesta manhã, entretanto o Simpi informou que o movimento está suspenso até o julgamento do mérito da ação que trata sobre o reajuste de 6,81% dos salários dos professores. A ação deve ser julgada em 6 de dezembro.

Com relação à reposição das aulas, o Simp informou que a estratégia será discutida sob mediação do MPE e do Conselho Municipal de Educação.

Além do reajuste para docentes de nível II e III, a catergoria é contra a mudança do regime trabalhista, que é a CLT, para um regimento estatutário próprio, e exige o pagamento de salários atrasados para professores em desvio de função. Essas reivindicações ainda serão discutidas entre professores e prefeitura, com mediação do Ministério Público Estadual.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *