29 de abril de 2024
  • :
  • :

Diretor-geral do Irdeb receberá título de Cidadão Soteropolitano

Diretor-geral do Irdeb receberá título de Cidadão Soteropolitano

O jornalista Flávio Gonçalves, atual diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia (IRDEB), responsável pela TVE e Rádio Educadora FM, recebe nesta quarta-feira (28) o título de Cidadão Soteropolitano, proposto pela vereadora Marta Rodrigues (PT). A honraria, concedida a pessoas que tenham prestados serviços relevantes ao município de Salvador, será entregue em solenidade na Câmara de vereadores, às 18h30.

Nascido em Cachoeiro de Itapemirim (ES), Flávio é formado pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestre em Políticas de Comunicação e Cultura pela Universidade deq Brasília. Nomeado em 2016 para assumir a direção-geral da TVE e da Rádio Educadora, o jornalista tem desenvolvido um trabalho à frente das emissoras públicas ampliando sua repercussão na sociedade baiana e brasileira com conteúdos que valorizam a Bahia. Nos últimos anos a TVE ampliou as transmissões de shows exclusivos de grandes artistas baianos e brasileiros e atualmente é a emissora de TV aberta do país que mais exibe shows ao vivo. A TVE também passou a ser “A Casa do Futebol baiano” com a transmissão de 6 campeonatos valorizando competições que não tinham visibilidade na TV.

Além disso as emissoras públicas ampliaram a cobertura do carnaval da Bahia, do São João e demais festas populares como Lavagem do Bonfim, Iemajá e Santa Bárbara. Neste período a TVE e Rádio Educadora assumiram junto a ONU o compromisso de serem as Emissoras da Década Internacional Afrodescendente na Bahia exibindo filmes, entrevistas, eventos, shows e reportagens que combatem o racismo e promovem a igualdade racial. Entre outras conquistas, neste período a TVE foi a primeira emissora pública estadual do país a estar disponível em HD na operadora de TV por assinatura NET.

Antes de chegar a Salvador, o jornalista atuou em Brasília na Diretoria Geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), área responsável pela produção dos conteúdos artísticos e jornalísticos e da programação da TV Brasil, das emissoras públicas de rádio e dos veículos na internet. Na empresa federal, criada para gerir o Sistema Público de Comunicação do Brasil, o jornalista chegou a ocupar, interinamente, uma das diretorias.

Ainda no Espírito Santo, Flávio foi repórter e assessor de imprensa na Assembleia Legislativa do Estado. Sempre atuando na defesa e promoção do direito à comunicação e da democratização dos meios de comunicação, Flávio participou ainda da elaboração de livros e pesquisas sobre a TV e rádio pública.

“Este título para Flávio é mais do que merecido, pois ele vem desempenhando para a Bahia e para Salvador, com muita dedicação, competência e responsabilidade, o importante papel de difusor da cultura e do conhecimento. É preciso ter muita sensibilidade para sentir Salvador e nossa cultura, nossas peculiaridades, nossas características. Flávio consegue captar muito bem quem nós somos, porque ele também é um soteropolitano de alma e coração”, afirma Marta Rodrigues.

Foto: Divulgação/GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *