29 de abril de 2024
  • :
  • :

Basílica N. Sra. da Conceição da Praia inicia homenagens à Padroeira da Bahia

Basílica N. Sra. da Conceição da Praia inicia homenagens à Padroeira da Bahia

O Dia de Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro, começa esta semana a ser comemorado com festa e missas em homenagem à santa, que é Padroeira da Bahia, em três igrejas de Salvador.

Com o tema “Com a Virgem Maria proclamamos: Santo é o Seu nome”, os fiéis celebram a Procissão da Luz, a partir das 18h desta terça-feira (27). A concentração será na Igreja dos Aflitos. Em seguida, haverá caminhada até a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, onde ocorre a missa, às 19h30.

De quinta-feira (29) à próxima sexta (7/12), começa o Novenário, sempre às 19h. Diariamente, às 16h30, também serão celebradas missas, exceto no sábado (1º/12), quando os fiéis participarão da tarde de louvor, às 15h.

No dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição (8), a basílica terá celebração de missas às 5h, 6h, 7h, 12h, 14h, 15h e 16h. A missa solene, presidida pelo Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, será às 8h30.

Depois do ato, os fiéis sairão em procissão pelas principais ruas do Comércio, levando as imagens de Nossa Senhora da Conceição, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José. Depois disso, os católicos retornam à basílica para a bênção com o Santíssimo Sacramento.

Itapuã – Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que fica no bairro de Itapuã, o tema dos festejos é “Maria, Mãe e Educadora da Vida Cristã”. O novenário também acontece de quinta-feira (29) à próxima sexta (7/12), sempre às 19h, com exceção do dia 2 de dezembro, quando os fiéis se encontrarão às 18h.

Durante o novenário, a comunidade é convidada a fazer doações de: farinha (1ª noite); arroz (2ª noite); feijão (3ª noite); leite (4ª noite); açúcar (5ª noite); café (6ª noite); óleo (7ª noite); macarrão e biscoito (8ª noite) e material de higiene pessoal (9ª noite).

No dia festivo 8, as homenagens à padroeira da Bahia terão início às 6h, com alvorada festiva e recitação do Ofício de Nossa Senhora. A primeira missa será celebrada às 7h e, logo em seguida, haverá procissão marítima com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, saindo da Colônia dos Pescadores de Itapuã.

A segunda missa do dia terá início às 11h, na Matriz. Por volta das 16h, os fiéis se concentrarão no Cruzeiro de São Tomé, em Piatã, de onde sairão em procissão até a Igreja Matriz. Às 18h o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidirá a missa solene.

Valéria – Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que fica no bairro de Valéria, o tema será “No rosto de Maria, o reflexo mais belo da santidade de Deus”.

A primeira atividade, como parte da festa da padroeira, será nesta terça-feira (27), às 18h30, quando os fiéis sairão e procissão do Largo dos Aflitos até a Matriz. Já na quarta (28), haverá missa às 18h, e a procissão para levar a imagem de Nossa Senhora para o Centro de Evangelização Sagrada Família (CESF).

De quinta-feira (29) à próxima sexta (7/12), os paroquianos participam do novenário, sempre às 19h, na Matriz. A cada noite a comunidade refletirá sobre um sub-tema.

Também na paróquia de Valéria, a comunidade é convidada a fazer doações de: feijão (1ª noite); arroz (2ª noite); açúcar (3ª noite); macarrão (4ª noite); farinha (5ª noite); leite (6ª noite); material de limpeza (7ª noite); sabonete e creme dental (8ª noite) e fralda geriátrica (9ª noite).

No dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição (8), a programação contará com alvorada e Ofício de Nossa Senhora, às 6h, no CESF, além de carreatas em todas as comunidades do bairro, às 8h. Uma procissão solene sairá do Colégio Nossa Senhora Aparecida, em Nova Brasília, às 15h.

O ponto alto dos festejos dedicado à padroeita será a missa solene, presidida pelo bispo auxiliar Dom Hélio Pereira dos Santos, às 17h.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *