Nos finais de semana do mês de dezembro, agentes da Transalvador, em parceria com a Ferreira Costa, onde têm um posto de atendimento, farão o credenciamento gratuito de gestantes, lactantes, idosos e pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida para vagas exclusivas em estacionamentos públicos e privados. As grávidas, desde o início da gestação até dois anos depois do parto, têm o direito. Quem não portar a documentação e tiver estacionado em vaga exclusiva será punido com sete pontos na carteira de habilitação e multa gravíssima de R$ 293,47.
A ação tem como objetivo conscientizar a população quanto à necessidade do cadastramento e ajudar na emissão das credenciais. Já foram credenciados na Ferreira Costa 515 idosos, 64 pessoas com deficiência e 158 grávidas. O cadastramento é rápido, leva em média 2 minutos, e os documentos exigidos são cópia e original do RG, CPF e comprovante de residência de Salvador. No caso de gestantes e de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, deve apresentar também atestado médico. Já as lactantes precisam levar certidão de nascimento da criança junto aos demais documentos.
Estão aptos à credencial idosos com idade a partir de 60 anos (Lei Federal nº. 10.741/2003); gestantes ou lactantes acompanhadas por crianças de colo de até dois anos (Lei Municipal Nº 8.627/2014 e Decreto Municipal nº. 28.337/2017); e pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida (Lei Federal nº. 10.690/2003 e Decreto Federal nº. 5.296/2004).
“Já é a quarta vez que fazemos esta ação na loja e sempre é um sucesso. Muitos clientes pediram para repetirmos pela comodidade e prestação de serviço. Engana-se quem pensa que, em estacionamento privado, não se multa. Com a credencial, fica fácil identificarmos se a vaga está sendo preenchida pela pessoa certa”, concluiu Pedro Souto, gerente geral da Ferreira Costa.