28 de março de 2024
  • :
  • :

Debate sobre economia e reciclagem abre a Virada Sustentável Salvador 2018

Debate sobre economia e reciclagem abre a Virada Sustentável Salvador 2018

Difundir e ampliar a informação sobre sustentabilidade na sociedade, utilizando arte e atividades lúdicas como principais ferramentas para inspirar cidadãos a enxergarem e desenvolverem ideias, estratégias e atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. Essa é a proposta da Virada Sustentável Salvador, que segue até domingo (2) com atividades gratuitas, como palestras, feiras, oficinas de arte, música, teatro, entre outras, distribuídas em diversos pontos da capital baiana.

Nesta quinta-feira (29), o Espaço Cultural da Barroquinha foi palco da solenidade de abertura do evento, onde gestores de entidades públicas e privadas se reuniram para apresentar à plateia um painel com temas sobre “Inovação e Sustentabilidade”. Estiveram presentes a líder da área de Reciclagem & Plataforma Wecycle da Braskem, Fabiana Quiroga; o coordenador de Arteducação do Projeto Axé, Marcos Cândido Carvalho; além do titular da Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis), André Fraga; e do coordenador do Escritório de Projetos do PNUD em Salvador, Frederico Lacerda.

Fraga destacou os projetos que a Secis tem executado para fomentar o desenvolvimento sustentável em Salvador. Dentre eles está o lançamento de editais de inovação para startups desenvolverem soluções nas áreas de mobilidade, educação, saneamento e resíduos. “A Prefeitura tem buscado soluções sustentáveis, mas sempre tentando fazer isso em conjunto. Sozinhos não vamos conseguir resolver os grandes problemas da cidade. Esse é o grande legado da Virada, essa conexão com o setor público, sociedade civil e iniciativa privada, todo mundo junto pensando em como trazer melhorias”, disse o titular da Secis.

Com o conceito de que sustentabilidade e inovação podem acelerar a transformação de uma economia circular, quando se reaproveita resíduos num novo processo produtivo, Fabiana Quiroga ressaltou como a Braskem, como uma indústria petroquímica, tem se posicionado sobre o tema. “Nossas ações vão da criação de novos produtos como também nos resíduos que hoje estão, infelizmente, sendo dispostos de forma inadequada e que acabam nos mares”.

Ela destacou o portfólio de produtos sustentáveis que a empresa dispõe, como produção do polietileno verde, de resina proveniente da reciclagem de sacarias e big bags usados e de materiais reaproveitados de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). A companhia também faz um trabalho com cooperativas de catadores a fim de dar qualidade e rendimento aos trabalhadores.

Interação – “Qualquer processo que se pense sustentável deve contar com interação de forças, que é a sociedade civil, poder público e empresa privada”. É isso que acredita o coordenador de Arteducação do Projeto Axé, Marcos Cândido Carvalho, um dos palestrantes da abertura da Virada Sustentável Salvador.

Cândido explanou que o Projeto Axé, através parcerias, produz uma linha de produtos sustentáveis com reutilização de fardamentos de empresas como, por exemplo, mochilas confeccionadas a partir dos uniformes descartados. O novo acessório é entregue a estudantes de escolas públicas de Camaçari. Em números, contou ele, 10 mil crianças são beneficiadas anualmente, e 60 mil mochilas já foram feitas em seis anos de projeto.

“Traz efeito direto ao meio ambiente, já que mais de 150 mil fardas seriam incineradas, provocando poluição. O Projeto Axé também realiza ação de formação continuada a jovens e adolescentes, na área de artes visuais, e de mulheres, na área de criação e de desenvolvimento de produtos sustentáveis”, acrescentou.

Festival – A Virada Sustentável Salvador é o maior festival de mobilização, cultura e educação para sustentabilidade da América Latina. Até domingo, os soteropolitanos terão acesso gratuito a mais de 150 atividades, em mais de 35 espaços, da Cidade Alta à Cidade Baixa.

Nesta sexta (30), a partir das 8h30, haverá Sarau Cultural Comunidade Empreende, no Parque da Cidade. O local ainda receberá exposições fotográficas, apresentações de fanfarra, de dança e música, entre outras atividades. A programação completa está no site da Virada Sustentável. O evento é de realização do movimento Salvador Meu Amor, tem patrocínio da Braskem e apoio da Prefeitura, através da Secis. A programação completa pode ser vista no site do evento.

Foto: Bruno Concha/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *