24 de abril de 2024
  • :
  • :

Etapa final do Mundial de Surfe em Pipeline terá início neste domingo

Etapa final do Mundial de Surfe em Pipeline terá início neste domingo

Antes de começar a etapa que fecha a temporada 2018 do World Surf League Championship Tour, acontece a triagem com 32 surfistas disputando as vagas para as baterias dos três concorrentes ao título mundial, Gabriel Medina, Filipe Toledo e Julian Wilson. A Pipe Invitational ficou então para abrir o Billabong Pipe Masters neste domingo (09) em Banzai Pipeline, às 7h30 no Havaí, 15h30 no horário de verão do Brasil.

Inicialmente, a triagem iria classificar apenas os dois primeiros colocados na final, porém surgiu a terceira vaga com a desistência do bicampeão mundial John John Florence, que ainda não sentiu segurança em voltar a competir depois da contusão sofrida em junho, que o afastou do restante da temporada. Os únicos que voltam no Billabong Pipe Masters são o onze vezes campeão mundial Kelly Slater e o paulista Caio Ibelli, que estava completando a bateria de um dos concorrentes ao título mundial, Filipe Toledo.

Filipe será o primeiro a competir e o australiano Matt Wilkinson necessitando de um bom resultado para se manter na elite, é o seu outro único adversário da quarta bateria definido. Caio foi para a terceira, encabeçada pelo número 4 no ranking, Italo Ferreira. Julian Wilson divide o segundo lugar com Filipe e entra logo após ele, com o catarinense Tomas Hermes vivendo a mesma situação de Matt Wilkinson e um dos classificados na triagem. E Gabriel Medina estreia na sexta bateria com o australiano Connor O´Leary também tentando entrar no grupo dos 22 primeiros do ranking que permanecem no CT.

Disputa – Medina conquistou o primeiro título mundial do Brasil em 2014 e pode ser o primeiro bicampeão esse ano. Ele vai vestir a lycra amarela do Jeep Leaderboard no Billabong Pipe Masters e garante seu segundo troféu de melhor do mundo se chegar na final em Pipeline, o que já conseguiu duas vezes. Filipe Toledo e Julian Wilson estão empatados em segundo lugar e a única chance de superar os atuais 56.190 pontos de Medina, é também chegar na final. Se Medina passar para as semifinais, aí vão precisar vencer o Pipe Masters.

Caso aconteça uma decisão entre Filipe e Julian, o vencedor será o campeão mundial de 2018. A final só não poderá ser com Gabriel Medina, pois a batalha do seu segundo título é passar das semifinais. Medina conseguiu isso duas vezes desde 2011, quando competiu em Pipeline pela primeira vez. Em 2014, já chegou como primeiro campeão mundial do Brasil e Julian Wilson venceu o show de tubos nos minutos finais. No ano seguinte, confirmou o título de Adriano de Souza ao derrotar Mick Fanning nas semifinais e Mineirinho festejou a conquista como primeiro brasileiro a vestir a coroa de Pipe Masters.

Foto: Kelly Cestari/WSL




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *