19 de abril de 2024
  • :
  • :

ACM Neto entrega nova unidade de saúde para Pirajá

ACM Neto entrega nova unidade de saúde para Pirajá

Uma antiga reivindicação se tornou um grande presente de Natal para os moradores de Pirajá, que passam a contar com uma nova unidade de saúde da família: a Deputado Luiz Braga, localizada na Rua Alto do Mar. A inauguração do equipamento foi feita pelo prefeito ACM Neto na manhã desta sexta-feira (21). Estiveram presentes ainda o vice-prefeito Bruno Reis; o secretário municipal da Saúde (SMS), Luiz Galvão; o presidente da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), Alberto Braga (filho do homenageado), demais autoridades e população.

O clima foi abrilhantado ainda mais pela apresentação natalina do coral da USF Vale do Matatu. “Esta é a décima unidade de saúde da família que a Prefeitura entrega este ano. Desde novembro, está sendo realizada uma inauguração deste tipo de equipamento por semana. Isso demonstra o compromisso da Prefeitura com a saúde nesses últimos seis anos. No caso desta USF, a inauguração é ainda mais especial por homenagear um dos mais importantes nomes da política no estado, em uma comunidade importante como a de Pirajá”, salientou o prefeito.

O equipamento conta com dois pavimentos e foi construído em uma área de 650 m². A unidade tem 12 consultórios, sendo quatro odontológicos; salas de vacina e para coleta de exames laboratoriais; área de acolhimento e curativo; farmácia para dispensação de medicamentos, auditório; e estacionamento privativo.

A estrutura possui equipamentos médico-hospitalares e odontológicos modernos, a exemplos de câmara de vacina e mobiliários ergonômicos, dentre outros. Com isso, os moradores terão um melhor atendimento de saúde, mais perto de casa, como relatou a aposentada Francisca Sales, de 78 anos, residente há três deles em Pirajá. “Tenho tantos exames pra fazer e não consigo aqui perto, pois o posto (Unidade de Emergência de Pirajá) está sempre cheio. Às vezes, tenho que ir para o Hospital Roberto Santos (em Narandiba). Agora, vou poder resolver todos os meus problemas aqui. Estou muito feliz, precisávamos muito mesmo desse posto”, afirmou empolgada.

Investimento e balanço – O investimento total para a construção da USF Deputado Luiz Braga foi de R$ 1,2 milhão. A capacidade de atendimento é de 650 pessoas por dia, em um universo de até 16 mil pacientes a serem cadastrados. No fim de 2012, a cobertura de atenção básica de saúde no Distrito Sanitário de Pirajá era de apenas 13% da população. Com os intensos investimentos promovidos nos últimos seis anos pela prefeitura, a cobertura de atenção básica saltou para 70% da população em 2018.

Desde 2013, já foram entregues nove unidades de saúde no Distrito Sanitário São Caetano/Valéria, no qual a USF Deputado Luiz Braga pertence, sendo três UPAs (Valéria, San Martins e Pirajá/Santo Inácio).

Homenagem РNascido em Salvador em 1949, o administrador de empresas Luiz Braga exerceu os mandatos de deputado estadual e federal entre os anos de 1987 e 2002. Tamb̩m foi diretor do Departamento de Avia̤̣o da Bahia e vice-presidente da Federa̤̣o do Com̩rcio do Estado da Bahia, na d̩cada de 1980. Faleceu em 2005.

Acompanhado de demais familiares, Alberto Braga agradeceu a homenagem. “Meu pai foi um grande exemplo de cidadão e homem público. Fico feliz por esse reconhecimento, por ser também o maior presente de Natal do bairro”, pontuou.

Foto: Divulgação SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *