27 de abril de 2024
  • :
  • :

Catamarã deve substituir Galeota Gratidão do Povo no Bom Jesus dos Navegantes

Catamarã deve substituir Galeota Gratidão do Povo no Bom Jesus dos Navegantes

Uma tradição de 127 anos pode ser quebrada na próxima terça-feira, 1º, quando a galeota Gratidão do Povo deve ficar fora da procissão marítima de Bom Jesus dos Navegantes, no trajeto entre a Igreja da Boa Viagem e o cais do Porto de Salvador. A embarcação passou por vistoria e foi embargada pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) no último dia 20, por apresentar fissuras na estrutura do casco.

Na impossibilidade de realizar os reparos necessários a tempo da celebração, a galeota pode ser substituída pelo catamarã Senhor do Bonfim, que realiza a travessia Salvador-Morro de São Paulo, segundo a Irmandade Devoção do Senhor Bom Jesus do Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem.

De acordo com a Capitania dos Portos, durante a vistoria foram constatados infiltração e rachadura na quilha, peça fundamental da estrutura de uma embarcação, que sustenta todos os outros elementos que compõem o barco. As falhas oferecem risco aos ocupantes da embarcação e, por isso, ela não ãpresenta condições seguras de navegação.

‘A CPBA está pronta para realizar tantas vistorias quantas forem demandadas, após as correções dos problemas apontados, a fim de verificar se a embarcação apresenta condições de estabilidade, estanqueidade e flutuabilidade compatíveis com as normas de segurança da navegação, visando auxiliar, no limite de sua competência legal, a manter essa importante tradição do povo baiano”, esclareceu a Capitania em comunicado.

A Galeota Gratidão do Povo foi construída em 1891 e entregue ao povo em 1982.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *