25 de abril de 2024
  • :
  • :

Primeiro campeão brasileiro, Esporte Clube Bahia comemora 88 anos

Primeiro campeão brasileiro, Esporte Clube Bahia comemora 88 anos

Há 88 anos, o grito de “Feliz ano novo!” ganhou a concorrência do “Bora Bahêa Minha Porra!” na virada do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro, data da fundação do Esporte Clube Bahia, em 1931.

Há quase cinco anos, no dia 7 de setembro de 2013, uma eleição democrática colocou Fernando Schmidt na presidência, o primeiro mandatário eleito genuinamente pela torcida tricolor. Nada mais sugestivo que a data da Independência do Brasil devolvesse definitivamente o primeiro campeão do país aos braços do seu torcedor. Um clube cujo slogan é “Nascido para vencer”, foi capaz de renascer e projetar um futuro cada vez mais promissor.

Como presente, o atual presidente, Guilherme Bellintani, informou ao jornal Correio que quer manter o trabalho que vem sendo feito desde a intervenção capitaneada pelo advogado Carlos Rátis. “Eu acho que o presente que a torcida mais quer e precisa é a continuidade da reestruturação do clube, sem nada específico. É um projeto macro e as consequências específicas são os títulos e triunfos. O grande presente é o Bahia seguir numa linha de responsabilidade e ousadia”, aposta.

Para 2019, especificamente, Bellintani projeta cumprir o aumento orçamentário previsto e deseja que isso se reflita em resultados ainda melhores dentro de campo.

“Fora de campo o objetivo é seguir com administração da dívida, controle orçamentário e crescimento do orçamento, compromissos que assumimos. Entendendo que futebol é dinheiro, e estamos prevendo um crescimento de 15% a 20% no orçamento de 2019, esperando que isso se reflita em campo. Com um investimento em elenco pouco acima do que foi em 2018 e que isso signifique avanços em cada competição. Não estabeleço meta, fica incontrolável dentro de campo. Na hora que vai pro campo, não controlamos”, pontuou.

Comemorações – Além dos 88 anos de fundação, 2019 celebrará outros marcos importantes na história do clube. Em fevereiro, os tricolores irão comemorar os 30 anos do segundo título brasileiro, conquistado após o empate por 0x0 diante do Internacional, no Beira-Rio, no dia 19 de fevereiro de 1989. O Prefeito ACM Neto já prometeu um trio elétrico no dia 17, um domingo, dois dias antes da data.

Este ano serão completados também 40 anos do heptacampeonato estadual, conquistado em entre 1973 e 1979. Até então, a maior sequência de títulos de um time no Baianão. Outra celebração são os 59 anos da Taça Brasil de 1959, cuja final diante do Santos foi disputada em 29 de março de 1960. O tricolor venceu por 3×2, no Maracanã. Além disso, o gol de Raudinei, em 1994, completa 25 anos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *