24 de abril de 2024
  • :
  • :

GSI monta escritório no Rio para garantir segurança de Bolsonaro

GSI monta escritório no Rio para garantir segurança de Bolsonaro

A fim de reforçar a segurança do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em viagens ao Rio de Janeiro, onde mantém residência, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional), comandado pelo general Augusto Heleno, designou 26 militares para um novo escritório da pasta a ser aberto na capital fluminense. A medida foi publicada nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial da União.

Após avaliações internas, o GSI resolveu abrir um escritório no Rio para cuidar melhor da segurança do presidente quando este for à cidade. Bolsonaro morava na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste, antes de ser eleito, e ainda conta com familiares morando no Rio, como o filho vereador, Carlos Bolsonaro (PSC).

Entre os responsáveis por zelar pela segurança do presidente no Rio foram designados oficiais do Exército e da Marinha de diversas patentes. Estes ocuparão os cargos de especialista, assistente, secretário e auxiliar. Mais pessoas ainda poderão ser deslocadas para a atividade, informou o GSI.

O endereço da futura representação da pasta ainda não foi escolhido, mas o governo já começou a providenciar o mobiliário necessário. Por sua vez, o escritório do GSI em São Paulo será encerrado.

O antecessor de Bolsonaro na Presidência, Michel Temer (MDB), costumava viajar quase todo final de semana para a capital paulista e mantém residência na cidade. Na condição de ex-presidente, Temer poderá contar com uma equipe de segurança e assessores.

Todo ex-presidente tem direito, por lei, a uma equipe de oito pessoas paga com o orçamento da Presidência de forma vitalícia. São quatro servidores para “segurança e apoio pessoal”, dois servidores para assessoramento e dois motoristas junto aos respectivos carros oficiais. O salário desses assessores pode chegar a R$ 13 mil cada um. Todos os auxiliares são de livre escolha do ex-presidente.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *