16 de abril de 2024
  • :
  • :

Bahia perde o talento do ator, roteirista e diretor de cinema Gildásio Leite

Bahia perde o talento do ator, roteirista e diretor de cinema Gildásio Leite

O diretor teatral Gildásio Leite faleceu nesta quinta-feira (17), aos 73 anos. Natural de Vitória da Conquista, foi um grande artista que marcou muitas gerações.

Formado pela Universidade Federal da Bahia, foi professor e, como ator, participou de grandes montagens de espetáculos que marcaram a historia do teatro baiano como “Um Homem é um homem”, de Bertolt Brecht (Direção João das Neves, em 1974), “A Casa de Bernada Alba”, de Frederico Garcia Lorca (Direção de José Possi Neto – 1974) e “A Morte de Quincas Berro D’agua”, com direção de João Augusto.

Durante décadas dirigiu e produziu incansavelmente peças de teatro, viajando pelos redutos mais longínquos da Bahia com seu grupo Saltimbancos, formado por sua família.

Apaixonado por cinema, atuou em filmes de gente que ele admirava. Filmou com Nelson Pereira dos Santos, Walter Sales, Tuna Espinheira. Realizou filmes como diretor, escreveu diversos roteiros, textos teóricos, criticas de teatro. Gildásio é pai dos diretores de cinema João Gabriel Leite e Gabriela Leite.

O velório será nesta quinta à tarde, em Salvador, no Cemitério Campo Santo e amanhã em Vitória da Conquista. O sepultamento será no sábado à tarde, no cemitério do bairro de Sumaré, às 16h.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *